2014/09/03

Canon celebra o 80º aniversário da Kwanon

Hoje em dia a Canon é um nome indissociável das máquinas fotográficas, mas como tudo... teve que ter um início, e neste caso tudo começou com uma câmara chamada Kwanon lançada há 80 anos.

A Kwanon foi a primeira câmara da Canon, sendo a primeira câmara Japonesa com obturador de plano focal de 35mm. Uma câmara que em 1934 ainda era produzida como protótipo e com a qual se pretendia criar uma câmara de referência para todos os interessados em fotografia. O seu nome deriva de Kwannon, a deusa Budista da misericórdia, usada pelos engenheiros de forma a lhes trazer boa sorte, e até a objectiva não se livrou de ser chamada de Kasyapa – derivado de Mahakasyapa, um discípulo de Buda. A reforçar esta ideologia, a parte superior do corpo da câmara tinha gravada uma imagem que representava a deusa Kwanon com mil braços.

Só dois anos mais tarde, em 1936, é que a Canon lançou a sua primeira câmara comercial, a Hansa Canon. Curiosamente, uma câmara que se tornou possível graças à cooperação com uma empresa chamada Nippon Kogaku K.K. (que actualmente poderão reconhecer como... Nikon Corporation).

Daí em diante, foi a evolução natural. Em 1959 chegou a sua primeira câmara reflex de objectiva única, a Canonflex; seguida pela Canonet em 1961, uma câmara rangefinder muito popular que demonstra que já na altura havia "corridas" aos gadgets mais apetecíveis (esgotou o stock em menos de 2h após no seu lançamento). Em 1971 chegava uma SLR topo de gama - a F-1 - e em 1976 a AE-1 tornava-se na primeira SLR a adoptar um microcomputador. Já nas décadas mais recentes, em 1987 chega a EOS, a primeira SLR com focagem automática e sistema de baioneta electrónico; e em 1995 começou a transição para as câmaras digitais.

... Agora é só esperar para ver o que os próximos 80 anos vão trazer... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)