2014/09/30

iPhone 6 tem dois acelerómetros para poupança de energia


Lembram-se de quando ter acelerómetros num smartphone era novidade, e de como a evolução para os giroscópios até mereceu destaque na apresentação do iPhone 4? Hoje em dia já é o tipo de coisa dado como adquirido e que já nem se refere, mas no novo iPhone 6 a Apple parece ter sentido a necessidade de usar dois chips para este mesmo efeito... e porquê? Para maior poupança de energia.

Os novos iPhone 6 não só vêm equipados com um acelerómetro/giroscópio de 6 eixos da InvenSense, como incluem também um acelerómetro de três-eixos da Bosch. E a explicação parece ser apenas uma: é que enquanto o chip da InvenSense permite ter uma muito maior precisão e diferentes modos de funcionamento, o chip da Bosch é mais limitado mas é também bastante mais poupado em termos energéticos.

O acelerómetro da Bosch gasta apenas 130µA em operação, enquanto que o da InvenSense gasta cerca de 25 vezes mais (3.4mA) no modo mais avançado e mesmo no modo normal gasta 450µA (mais de três vezes que o Bosch). Para além disso, o Bosch pode estar pronto a operar em apenas 3ms, contra os 30ms necessários que o chip mais complexo necessita.

Tendo isto em consideração, é de esperar que a Apple recorra ao chip mais poupado para efectuar o registo de movimentos de forma contínua, activando apenas o chip da IvenSense quando é necessária uma maior precisão na detecção de movimento (como em jogos, por exemplo). É daquelas opções que poderia ser considerada "desnecessária" por outros fabricantes, mas que depois ajudará a que a Apple consiga "espremer" a autonomia que consegue das suas baterias tradicionalmente mais pequenas que a de modelos concorrentes.

1 comentário:

  1. Provavelmente o mais poupadinho está "sempre ligado" para uso pelo iOS (health?) e o outro acessível às apps, para maior precisão.

    ResponderEliminar