2014/09/18

Kindle Voyage é novo rei dos eBook readers


Depois dos rumores, eis a confirmação. A Amazon tem mesmo um novo Kindle destinado aos que gostam de ler livros digitais... e desta vez parece não ter poupado em nenhum aspecto desde Kindle Voyage, criando o melhor ebook reader que se pode fazer.

Bem que podemos esquecer o aspecto um pouco grosseiro das anteriores gerações dos Kindle. Este Kindle Voyage está numa classe à parte e bastar olhar para o seu novo ecrã ou pegar nele para sentir logo a diferença.

Este novo Kindle vem equipado com um ecrã e-Ink paperwhite de nova geração, com 6" e 300ppi, mas talvez mais importante será a forma como foi utilizado. É que o Voyage tem apenas 7.6mm de espessura, e na sua parte frontal não encontramos nenhuma moldura a rodear o ecrã, que fica completamente "à face" com o resto do corpo (feito em magnésio) e é coberto por um video micro-texturado para evitar reflexos e, segundo a Amazon, "lhe dar o toque mais parecido com o do papel". Nas margens encontrmos sensores de pressão que permitem virar as páginas sem se tocar no ecrã (que continua a permitir virar as páginas com os gestos tradicionais); e não falta sequer um pequeno motor vibratório para dar feedback físico.

O único problema é que tudo isto vem acompanhado de um aumento substancial de preço, que atira este Kindle Voyage para os $199 dólares. Resta referir que também o Kindle mais económico, de $79, foi actualizado, perdendo os botões físicos de navegação e passando a contar com touchscreen, 4GB de capacidade e processador melhorado.

Não digo que leia eBooks suficientes para justificar a compra dum destes Voyage.... mas quase me dá vontade de o fazer para poder usar isso como desculpa para comprar um destes brinquedos. (Talvez daqui por um ano ou dois, quando sofrer uma redução de preço... :)

2 comentários:

  1. Por acaso comprei um Kindle há alguns meses e fiquei bastante decepcionado com dois aspectos:
    1. Os ebooks são caros. Uma vez que são distribuidos digitalmente e sem gastar papel e tinta, deviam ser mais baratos.
    2. O site da amazon está desenhado para a lingua inglesa. Não é fácil encontrar ebooks em português e nunca sabemos se é português de Portugal ou do Brasil. Muitas editoras portuguesas não lançam os livros em formato digital (ou então eu é que não os consigo encontrar).

    ResponderEliminar
  2. Os livros no formato físico são das coisas mais "naturais" que ainda temos a hipótese de aproveitar...

    ResponderEliminar