2014/09/09

Novo Nexus 5 com Android "Lion"?


Parece que a progressão numérica do Nexus chegou ao fim (por agora) e a seguir ao excelente Nexus 5 teremos um novo Nexus 5, sendo acompanhado pelo novíssimo Android L... que poderá afinal revelar-se um autêntico "Lion".

Como sempre, estes rumores valem pelo que valem, tendo que se ter em conta que é o momento altamente sujeito a "invenções" devido à proximidade do lançamento dos novos iPhones da Apple. Ainda assim, são coisas que serão perfeitamente possíveis, e como tal poderão servir para antever o que o Google estará a preparar.

Tal como o Nexus 7 não mudou de nome, parece que também o Nexus 5 se ficará pelo menos nome, com o novo modelo a vir equipado com um ecrã de 5.2". (Há quem critique a questão de o mesmo nome poder complicar a vida a quem procurar por algo... mas há décadas que temos automóveis e outros equipamentos a manter o mesmo nome durante diferentes gerações e evoluções de produtos, e não me parece que o mundo tenha acabado por causa disso - bastará procurar por Nexus 5 2013 ou 2014 e ficará o assunto arrumado.)


Segundo os rumores teremos então um novo Nexus 5 de 5.2" (2560x1440), Snapdragon 805 a 2.6GHz, 3GB de RAM, câmara de 13MP (UHD) e 2MP (FHD), e que servirá também como estreia do novo Android L.


Quando ao Android L surge o rumor de que este Android poderá vir a ser o Android "Lion", dando seguimento à nomenclatura de chocolates da Nestlé iniciada com o Kit Kat. Embora por esse aspecto pareça uma coisa possível, por outro lado há que relembrar que a Apple também teve o seu OS X 10.7 "Lion"... e não sei até que ponto esta escolha de nome para um sistema operativo que certamente já estará registado para este efeito não poderá dar uma nova (e absurda) batalha nos tribunais.

... Dependerá se o Google acha que vale a pena pagar aos advogados para que este caso funcione como uma manobra publicitária... O que vos parece?

10 comentários:

  1. Na minha opinião, se o aspecto fisico do telefone mudar o numero do modelo também devia mudar, como acontece nos carros.
    Por exemplo quando o aspecto exterior de um carro é actualizado o nome passa, por exemplo, de GOLF V para GOLF VI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O VW Golf é sempre VW Golf, o V ou VI é a geração.
      Ou seja, seguindo a sua própria linha de raciocínio, o Nexus 5 deveria manter o nome, e muda a geração ...2013, 2014 ...

      É que o 5 é do tamanho ;)
      Nexus 10 tem, 10 polegadas
      Nexus 5 tem 5 polegadas
      Nexus 4, tem 4 polegadas
      Nexus 7 tem 7 polegadas.

      O número não tem nada a ver com a geração.

      Eliminar
    2. Entendo o seu raciocinio, e no caso dos tablets até poderia concordar, mas no caso da linha de smartphones nexus não acho que seja por ai, pois o nexus 4 tem 4.7 polegadas, logo, pela tua lógica, deveria desde logo ser chamado de nexus 5 (passa das 4,5 polegadas arredonda para cima).
      Acredito que eles agora queiram adoptar esse tipo de raciocinio no que toca à nomenclatura dos smartphones, mas neste primeiros tempos irá muita alguma confusão.

      Eliminar
  2. Que estupidez, a Nestle não processou a Apple por ter usado o nome Lion no OSX? Então a Apple tem alguma coisa que processar alguém? Que coisa mais ridícula...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se regista (ou se tenta registar) uma marca, tens que definir a que categorias se aplica. A Nestlé deterá certamente o Lion aplicado a "chocolates", a Apple poderá deter o Lion aplicado a software (não se se terá ou não, mas suspeito que sim, conhecendo a "tradição" da marca). Daí a questão que referi...

      Eliminar
    2. A Apple registou dezenas de nomes de felinos como marcas registadas de SO (seu). Alguns mesmo que não chegou a utilizar depois de passar para nomes de regiões no EUA.

      Eliminar
    3. Alguém se recorda que o 4.4 se chama kitkat e existe uma parceria com a Nestle ?

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. A questão do nexus 5 manter o nome já tinha acontecido com o nexus 7, quanto a mim faz todo o sentido neste momento

    ResponderEliminar