2014/09/07

Shaman - um veículo 8x8 para o verdadeiro todo-o-terreno


É impossível não ficar impressionado com as capacidades todo-o-terreno de alguns jipes, superando obstáculos e terrenos que a maioria das pessoas consideraria impossíveis. Mas se procuram algo um pouco mais radical, a Avtoros pode construir-vos um Shaman 8x8.

Esta empresa russa só fabrica este "monstro" por encomenda, e podem crer que será impossível irem a qualquer lado num destes Shaman 8x8 sem que façam parar o trânsito. Com 8 rotas motrizes e direccionais, mais de 6 metros de comprimento e 2.5m de largura, este Shaman consegue trepar inclinações de até 45º (e mais incrivelmente, percorrer inclinações laterais de 47º - um valor que sinceramente não gostaria de colocar à prova!)

Com os seus pneus gigantes de ultra-baixa pressão, o Shamam consegue atravessar todo o tipo de terrenos, e também não terá problemas em enfrentar um rio ou lago... pois mesmo pesando 4.5 toneladas, flutua! As suas 8 rodas têm vários modos de transmissão e direcção, incluindo modos para manobras em pouco espaço, e um curioso modo "caranguejo" em que viram todas para o mesmo lado, permitindo que o carro "deslize" lateralmente.

Encher o depósito de 260 litros é que poderá ser um pouco incómodo na hora de reabastecer... mesmo sendo a gasóleo. Se bem que, se pagaram os 100 mil euros pedidos por ele, não deverá esse o problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)