2014/10/16

A trágica história de Aaron Swartz


No início de 2013 o mundo ficou em choque com a notícia de que Aaron Swartz se tinha suicidado. Swartz foi um daqueles veteranos da Internet cuja influência ainda hoje afecta milhões de pessoas por todo o mundo, e é obrigatório ficar a conhecer a sua história, nem que seja para evitar que tragédias idênticas se possam vir a repetir.

Aaron Swartz nasceu em 1986, mas a sua tenra idade não o impediu de contribuir para a criação de tecnologias como o RSS, Markdown, a framework web.py, a organização Creative Commons, e o popular site Reddit. Só que contrariamente à maioria dos introvertidos developers, Swartz sempre teve uma voz bem activa quanto às questões sociais, lutando pela liberdade de informação.

Terá sido esse o motivo que o fez aceder à base de dados do MIT, onde se encontram milhares de projectos só disponíveis para quem pagar as avultadas taxas de acesso, com o intuito de os disponibilizar para todo o mundo; só que o desenrolar do processo transformou-o num autêntico "inimigo a abater" e que servisse de exemplo para outros com intenções idênticas.

Um processo que, ultimamente, levou ao seu suicídio...

6 comentários:

  1. Respostas
    1. APPONO ASTOS - as pessoas pensam que o mundo funciona a preto e branco, a internet foi nos apresentada pelos nossos donos para nos controlar,, quem lhes tenta fazer frente aparece morto, danos colaterais ;) só não vê quem não quer - nikola tesla

      Eliminar
    2. Pelos vistos és o único que quer ter um dono e ser controlado.

      Eliminar
  2. Nota: ele não acedeu a uma base de dados do MIT. Ele abusou do acesso que o MIT dá aos seus investigadores para acederem ao repositório de papers chamado JSTOR. Para tal instalou um portátil dentro de um armário de routers no campus do MIT.

    (ainda não vi o filme, não sei como este detalhe está lá retratado)

    ResponderEliminar
  3. A parte em questão retratada no filme: https://www.youtube.com/watch?v=vXr-2hwTk58#t=40m00s

    ResponderEliminar
  4. Não terá sido por esse motivo que ele se suicidou, porque ninguém se suicida se não sofrer de um distúrbio que pode levar ao suicídio. Portanto pode-se dizer que ele já estava pré destinado ao suicídio e só precisava de um motivo...

    ResponderEliminar