Fartos de suspeitarem o que o vosso ISP estará a fazer com os vossos dados; desconfiados que alguém, algures, esteja a analisar os sites que visitam e as mensagens que enviam? Estas suspeitas paranóicas poderiam parecer exageradas em tempos, mas actualmente fazem parte do dia a dia de muitas pessoas... e este Anonabox quer ser a solução.
Há diversas opções para aumentar a segurança e privacidade do nosso acesso à internet, como as VPNs ou a utilização da rede TOR, mas invariavelmente todas elas obrigam a subscrever serviços ou andar a mexer em configurações nem sempre simples. Este Anonabox simplifica tudo isso, e o seu sucesso no Kickstarter revela bem o interesse que há num produto como este.
O Anonabox é um pequeno router que apenas têm que ligar entre os vossos computadores e o router/modem de ligação à internet, e automaticamente - e sem qualquer configuaração adicional - todo o vosso tráfego passará a estar protegido automaticamente ao ser enviado através da rede TOR, que faz o vosso tráfego encriptado passar por vários computadores de modo a impossibilitar a identificação da origem e destino dos dados. E como seria conveniente num projecto destes, tudo é open-source para que possam espreitar o que se passa dentro deste pequeno router e garantir que não esteja a fazer coisas indevidas.
Há que ter em conta que mesmo com um dispositivo deste tipo nada evita que sejam identificados ao fazerem login em diversos serviços online. O que permite é que, mesmo estando num local onde possam existir restrições no acesso a determinados serviços (sites censurados, por exemplo) ou onde esses acessos sejam monitorizados e perseguidos, possam fazê-lo sabendo que será bastante difícil conseguirem determinar de onde esses acessos originam.
O projecto já conta com mais de 4000 apoiantes, e o valor de 7500 dólares inicialmente pretendido já está prestes a atingir os 300 mil dólares (sendo mais que provável que não se fique por aqui).
Actualização: não demoraram a surgir dúvidas quando à seriedade deste projecto, onde o seu criador foi apanhado em inúmeras contradições - como o suposto "hardware feito à medida", que não passa de um router genérico chinês; e o software especializado, que não passa de um OpenWRT com alguns add-ons, e ainda por cima mal-configurado. Seria de pensar que quem se lançasse num projecto do Kickstarter já soubesse que tem que ser completamente transparente pois será rapidamente "apanhado" - resta agora saber como tudo isto irá terminar... sendo que neste momento já estão cerca de 600 mil dólares "no bolso".
Actualização 2: o Kickstarter já suspendeu a campanha.
Não deve tardar muito para os fabricantes de routers meterem isso embutido??
ResponderEliminarOu até nas placas de rede??
Este projeto é uma fraude, pelos vistos:
ResponderEliminarhttps://www.reddit.com/r/technology/comments/2je9ms/anonabox_scam_why_i_dont_trust_them/
http://www.bit-tech.net/news/hardware/2014/10/16/anonabox-fraud/1