2014/10/15

Google revela Nexus 6, Nexus 9 e Android 5.0 Lollipop


Já estão oficializados os novos Nexus para este final de 2014, e entre os aguardados Nexus 6 e Nexus 9, e a confirmação de que o novo Android "L" 5.0 é efectivamente o "Lollipop", chega-nos também um pequeno Nexus Player com o qual o Google reforça o ataque na sala de estar iniciado pelo Chromecast.

Nexus 6


Comecemos pelas "menos boas" notícias: não há um novo Nexus 5. O Google optou por manter o Nexus 5 (que na verdade ainda é perfeitamente capaz e recomendável) e lançar apenas este novo Nexus 6. O Nexus 6 é um phablet com ecrã de 6" (5.96" se quisermos ser mais precisos) e resolução de 2560x1440 (493ppi), recorre a um Snapdragon 805 quad-core a 2.7GHz e vem com 32/64GB de Flash. A RAM não aparece especificada mas deverá ser 3GB, e as câmaras são de 13MP com estabilização óptica (com vídeo 4K e dual LED flash circular) e frontal de 2MP. Também tem colunas frontais stereo, e a bateria de 3220mAh conta com tecnologia de carregamento rápido: 15 minutos serão suficientes para adicionar 6h de autonomia - aparentemente tinha ficado esquecido, mas parece que o Nexus 6 continuará a ter carregamento wireless Qi.

O pequeno grande problema? É que os esperados preços ultra-atractivos dos anteriores Nexus parecem ter sido esquecidos, e este Nexus 6 irá começar nos 649 dólares.

Na Europa os preços deverão ser de 569 euros para a versão de 32GB e 640 euros para a de 64GB - faltando saber se ficarão disponíveis na Google Play Store no nosso país.


Nexus 9


O Nexus 9 chega-nos da HTC; com um LCD de 8.9" (formato 4:3) com resolução de 2048x1536 (sim, a mesma resolução dos iPads) e no seu interior encontramos um Tegra K1 de 64 bits - que estranhamente vem apenas acompanhado por 2GB de RAM. Nas câmaras temos uma de 8MP e uma de 1.6MP, e também temos direito a colunas frontais stereo. Este tablet tem as margens reduzidas e uma espessura de apenas 7.95mm (ao contrário do Nexus 6 que supera os 10mm). Carregamento wireless como no Nexus 7... é que não.

A grande incógnita: o preço.

Actualização: já temos preços, o Nexus 9 deverá começar nos 399 euros para a versão de 16GB; 489 euros para o de 32GB; e 569 euros para 32GB com 4G/LTE.


Nexus Player

Se estavam a pensar que o Chromecast já não chegava para tudo o que queriam fazer, eis que agora temos o Nexus Player. Este pequeno aparelho tem um Intel Atom quad-core a 1.8GHz e também pode receber os vossos "casts", mas para além disso conta com um número alargado de apps e jogos com os quais o Google pretender assumir a liderança na sala de estar. Estranhamente, não é referido que este Player use o novo Android 5.0 (actualização: também usa Android 5.0) - e o facto de só referirem uma saída HDMI Full HD 1080p60 poderá ser um entrave a quem pretendesse ligá-lo aos recentes ecrãs Ultra HD 4K que atingem preços cada vez mais baixos.

Novamente, falta saber o preço para podermos determinar o seu grau de interesse.

Actualização: deverá custar $99, com $40 em crédito no Google Play. O controlador de jogos custa $40.


Android 5.0 Lollipop


E por fim, o novo Android 5.0 Lollipop que acompanha o Nexus 6 e Nexus 9, e que chegará também ao Nexus 5 e também já foi confirmado pela Motorola para o Moto G e E. O facto de não haver um novo Nexus poderá ter como vantagem a questão de continuar a ser dado suporte preferencial ao Nexus 5 já existente. (Também já estão prometidas as actualizações para os Nexus 4, 7, 10 e modelos Google Play edition.)

As novidades são mais que muitas, e para além de todo o aspecto estético que faz deste Android o mais bonito e "polido" de sempre (em muitos aspectos suplantará aquele que tradicionalmente era associado a essas caracterísicas: o iOS!) temos também novas funcionalidades que o vêem tornar mais prático e útil: tanto a nível da gestão das notificações, maior segurança, funcionalidades de partilha (desde fazer login temporário num smartphone de um amigo a bloquear o ecrã para que possam emprestá-lo a alguém sem que mexa no resto das coisas), desempenho melhorado, suporte para 64bits, e também um modo de poupança de energia especial, entre muitas outras coisas. Este Android 5.0 vai ser realmente uma pequena grande maravilha que vai fazer o Android entrar numa nova era.


Agora só falta saber quando é que chega ao Nexus 5... e também os preços que falta ficar a conhecer dos novos Nexus. Mas quanto ao Nexus 6... aquele preço parece-me estar fora da gama que a maioria dos fãs dos Nexus estariam a contar (e já nem falo na questão do tamanho). Para mim, continuo a dizer... dêem-me um LG G3 "Google Edition" com este Android L e não peço mais nada. :)

28 comentários:

  1. A questão é exactamente essa.
    Com um G3 a 400€, porque razão vais dar 649 (mais coisa, menos coisa) pelo Nexus 6?

    ResponderEliminar
  2. Até me engasguei...

    Estou à espera de ler tudinho dos AntiAppleBoys sobre as razões para este preço tão... tão... f0d!dv... ;)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Em boa hora me decidi pelo meu Oneplus, e agora é só aguardar pela atualização do firmware.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para que queres uma atualização de firmware no OPO?

      Eliminar
  5. Realmente o preço é que é pena :( de resto muito fixe não esperava o 4k muito menos a bateria tão grande XD
    já agora o pessoal também tem noção que as specs que este nexus 6 trás são muito superiores aos anteriores logo maior custo...digo eu

    o nexus9 é mais apetecível...talvez pelo natal

    nexus 5 vai continuar por cá a bombar hehehe e com estas novas APIS disponíveis o meu principal desejo é mesmo melhorar a camera (burst mode e outros) e bateria melhorada graças ao project volta :D

    ResponderEliminar
  6. hum... aguardava este anuncio, para ver se o incluia na lista.. ando a procura para substituir o S2.. mas pareçe que até agora na frente fica o moto X , demasiado grande este nexus..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não tiveres problemas em mandar vir dos EUA, escolher o Moto Droid Turbo.

      Eliminar
  7. Talvez uma das melhores novidades seja o anúncio de compatibilidade crescente com o Android Lollipop de vários dispositivos mais antigos...

    Esses preços anunciados retiram o potencial de referência à linha Nexus...

    Agora entende-se o porquê da Google ter feito uma oferta à Cyanogenmod... :)

    One Plus One tem caminho aberto para suplantar os Nexus, digo eu...

    ResponderEliminar
  8. com tanto espaço e ainda assim não meteram um slot para cartões de memória

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que está relacionado com alguma política da Google que defende que o uso de cartão de memória, atrasa a abertura de qualquer app. Ou seja, a velocidade de leitura é mais lenta, quando feita através do cartão.
      De qualquer modo, 64gb já é "suficiente" :)

      (não sei se está totalmente correto, o que acabei de dizer. Apenas li isso algures... )

      Eliminar
    2. Acho que é isso mesmo....porque eu posso ter um cartao topo de gama e outros tem um cartao dos chineses mas esperam boas performances, e culpam o sistema operativo ou a app quando o problema é o cartão deles XD

      Eliminar
    3. Terá mais a ver com o facto do utilizador poder tirar o cartão a qualquer momento e potencialmente "estragar" apps que estivessem lá colocadas. Usar só memória interna simplifica essa gestão e é algo que o Google já tem feito nos seus Nexus há bastante tempo.

      Eliminar
  9. Bela miséria de preço e tamanho do Nexus 6. Lá vou aguentar o meu S2 mais uns tempos.

    ResponderEliminar
  10. Bem a Google acabou de dar um tiro no pé, com estes preços...

    ResponderEliminar
  11. O N6 é um bocado puxadote de preço em relação ao que tínhamos do N5, mas existem alguns factores que podem fazer um bom produto.
    Se imaginarmos que é o melhor smartphone fabricado pela motorola, com o melhor ecrã AMOLED da Samsung, com o melhor sensor de imagem da Sony, o melhor CPU Qualcom, não é o mesmo que ser tudo fabricado com material "in-house" e como todos os fornecedores também vendem os seus smartphones, não podem vender a preço de custo... tenho pena não ser um CPU 64bit com 4GB de RAM (assim como o N9 também devia ter 4GB de RAM, pois mais parece um iPad mini que lhe meteram uma ROM do Android 5.0 Lollipop :)

    Mas se fizer um bom video 4k (com estabilizador óptico que eu saiba só o Note 4 consegue) pode valer só pela câmara... esperamos para ver as samples..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O G3 faz 4K e tem estabilização óptica... e já se encontra por 400 euros (e tem LCD de 2560x1440, e ao lado do Nexus 6 até parece pequeno! :)

      Eliminar
    2. Carlos e sabes se o G3 podera vir a ter uma versao Google Edition ?

      Eliminar
    3. Pois, esqueci-me do G3 mas quando o G3 saiu vi algumas queixas que o 4k não tinha um framerate estavel, não sei se era apenas software ou se o 801 se aguenta em pleno..
      De qq forma estava à procura e acabei de confiromar, o N6 tem o sensor Sony IMX214 que é o mesmo usado pelo OnePlus One e Oppo Find 7 que deve ser o melhor sensor de imagem actualmente para smartphones, mas o N6 tem a vantagem de estabilizador optico.. o G3 tem o sensor IMX135 que é o mesmo que vinha no G2.
      Aqui aparece um comparativo de ambos os sensores:
      http://image-sensors-world.blogspot.pt/2014/04/sony-presents-2nd-generation-13mp.html

      Eliminar
    4. Esqueci-me do link para a pag do N6 na Motorola onde diz o sensor:
      http://www.motorola.com/us/Nexus-6/nexus-6-motorola-us.html

      Eliminar
    5. Portanto tem tudo para fazer um video 4k como deve de ser, e para fotografia tem o modo HDR+ que se continuar tão bom como era no N5 (consegue fazer milagres com a camara do N5) também deverá dar umas fotos muito boas..
      E assim para já em vez da Lumix LX100 gasta-se um bocadinho menos num N6 com 64GB :P

      Eliminar
    6. Outra diferença da camara do N6 para o G3 é que o N6 tem lente f2.0 e o G3 f2.4 portanto juntamente com o sensor de segunda geração o N6 deverá ter mais sensibilidade com pouca luz.
      http://cameras.reviewed.com/features/lg-g3-smartphone-camera-review
      PS: Isto devia dar para editar os comentarios..

      Eliminar
    7. Neste link:
      http://www.sony.net/Products/SC-HP/new_pro/april_2014/imx214_e.html
      A sony diz que o sensor IMX214 (usado no Nexus 6) consegue um output de 4k com HDR a 30FPS usando uma tecnica que não era possivel com o anterior IMX135 (usado no LG G3) que a ser verdade poderá produzir um resultado que pode melhorar muito a qualidade em condições de luz menos favoraveis, pois video 4k com HDR a 30FPS é algo muito dificil de encontrar mesmo em camaras boas... só me faz lembrar um firmware martelado para as Canaon (MagicLantern) que permite gravar video com dupla exposição, mas se não estou enganado, na 550D só conseguia 720p a 30FPS e claro que tinha que ser processado depois no computador para criar o HDR...

      Eliminar
  12. Cada vez mais feliz com o meu LG G3!...
    :-)

    ResponderEliminar
  13. Ora o lg g3 e o nexus 7 ja ca estao so falta mesmo o chupa chupa

    ResponderEliminar
  14. 650€€?? Lol devem ter sido contagiados pela Apple só pode. Não se justifica nem um bocadinho. Ou não querem não vender. Quanto ao L despachem se é a mandá-lo cá para fora.

    ResponderEliminar
  15. A dar 320 pelo OPO, tinha dado 400 por este...Mas ele também não vai custar 400 :/ OPO all the way :D

    ResponderEliminar
  16. 600€?? ahaha Acabaram-se os problemas de stock para a Google!

    ResponderEliminar