2014/10/16

Mapa de ataques na Internet em tempo real


Se precisarem de colocar no vosso computador um ecrã que fique bem como pano de fundo para um filme de hackers, a Norse disponibiliza uma mapa que visualiza os ataques que estão a acontecer por tempo em tempo real.

Este Live Threat Map permite ver de forma clara e interactiva as movimentações que estão a ocorrer na internet, com os pontos de origem e destino dos ataques, assim como o tipo de ataques - que poderemos seleccionar para ver apenas esse tipo de ataques, tal como ver apenas os ataques com origem ou destino em determinado país.

Não deixará de ser curioso ver Portugal ali bem posicionado na lista, tanto nas origens como nos alvos de ataque, estando regularmente nas cinco primeiras posições (a certa altura apanhei-o até em segundo lugar na lista de alvos, logo a seguir aos EUA). Não sei se fique feliz por ver o nosso país bem posicionado nesta tabela (potencialmente por ter uma boa infraestrutura de internet), ou triste por ver que está a ser utilizado para este tipo de ataques indesejados.

Seja como for, se precisarem de um ecrã que fique "bonito" quando não têm o computador a fazer nada de especial... fica sempre bonito ter esta visualização desta guerra mundial que ocorre continuamente, mas normalmente escondida do olhar do público.

1 comentário:

  1. Muito interessante...realmente Portugal está sempre nos top 10!

    ResponderEliminar