2014/10/21

Porque necessita o iOS 8.1 de tanto espaço para a actualização


Já está disponível o mais recente iOS 8.1 para os iPhones, iPads e iPod Touch suportados, com inúmeras correcções e a chegada do Apple Pay. Mas por trás de uma actualização com cerca de 100MB continua a existir a exigência de mais de 1GB de espaço livre que vem fazer desesperar aqueles que têm os seus dispositivos sempre no limite do espaço disponível.

A justificação é simples, e não se aplica unicamente ao iOS mas a muitos outros processos de actualização de sistemas e programas. O ficheiro de actualização que recebemos nos equipamentos pode ser de apenas algumas centenas de megabytes, mas tratam-se de dados comprimidos que contêm alterações que têm que ser feitas em centenas ou milhares de ficheiros.

Se, por exemplo, um ficheiro de 100MB contiver actualizações que vão afectar 500 ficheiros cujo tamanho totalize 1GB, já se está a ver porque motivo os requisitos de espaço disparam para esses valores. Será necessário espaço para copiar os ficheiros antigos, aplicar-lhes as alterações, validar que os mesmos foram correctamente alterados e não ficaram corrompidos, e só depois se poderão apagar os ficheiros antigos e voltar a libertar o espaço.

... Ainda assim, em vez da Apple ter acabado com os iPhones de 32GB e passado do modelo de 16GB directamente para o de 64GB; melhor teria sido passar a oferecer o de 32GB como modelo de entrada de gama e acabado com a versão de 16GB que já começa a ser curta para um uso despreocupado de um smartphone (bastará começarem a gravar uns vídeos HD nas férias ou festas de aniversário e rapidamente chegarão à mesma conclusão. :)

6 comentários:

  1. Aqui o update era de menos de 70MB.

    ResponderEliminar
  2. Isso seria o ideal para o consumidor, mas não para a Apple, que cobra 100€ por cada update de memória! É uma autêntica mina de ouro que eles vão querer explorar o máximo tempo que conseguirem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuariam a cobrar: 32GB, 64GB, 128GB em vez de 16, 64, 128.

      Mas sim, ao começar nos 16 "empurram" mais gente para os 64GB; do que fariam se o modelo base fosse de 32GB.

      Eliminar
  3. Façam a actualização pelo iTunes que já não vai necessitar de tanto espaço disponível no iDevice. Para além de ter a vantagem de ficarem com um backup caso algo corra mal durante a actualização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E façam um backup no iCloud para o caso de o iTunes correr mal :)

      Eliminar
    2. Mas cuidado com a cópia para o Dropbox para o caso do iCloud ser apagado pelo wipe ao telefone como aconteceu com o 8.0 :)

      Eliminar