2014/10/13

Samsung acelera o WiFi para os 4.6Gbps nos 60GHz


Estamos numa época em que os diversos fabricantes vão anunciando os seus WiFi gigabit, mas quase sempre esquecendo-se de referir que os valores anunciados resultam da soma das velocidades das redes nos 2.4 e nos 5GHz. Mas para 2015 ter (bem) mais que 1Gbits efectivo pode tornar-se bem mais comum do que se imaginaria...

Enquanto muitos se vão adaptando à realidade do WiFi na frequência dos 5GHz, a Samsung dá já o salto para os 60GHz e com isso acelera as transmissões para os 4.6Gbps - um valor cinco vezes superior aos habituais 866Mbps máximos que se conseguem obter actualmente.

A Samsung anuncia outras melhorias para este 802.11ad, como o facto de não ser afectado pela quantidade de dispositivos que estiverem a usar a mesma rede (que será bastante útil para as redes WiFi saturadas em muitos locais), e tecnologias de beam-forming inovadoras que ajudarão a evitar os problemas associados a redes nestas frequências elevadas e que normalmente só funcionam sem que se tenha qualquer parede ou objecto entre transmissor e receptor.

Parece que afinal não iremos ter problemas em fazer streaming wireless de vídeos Ultra HD 4K (ou superior) a partir dos smartphones para os televisores; ou... para onde quer que seja. Agora só falta esperar que os fabricantes nos tragam smartphones e tablets que sejam capazes de gravar dados às velocidades de 575MB/s que este WiFi "ad" permitirá.

... Por outro lado, não se acomodem muito a estes 4.6Gbps, pois a Huawei também prometeu para breve WiFi de 10Gbps com o standard "ax".

5 comentários:

  1. Venha de lá isso. Que a net da minha comunidade é muito lenta

    ResponderEliminar
  2. Se reduzissem as latências e as velocidades reais fossem de facto aquelas que vêm anunciadas nas caixas dos equipamentos, já faziam muito!

    ResponderEliminar
  3. O que acho estranho é os fabricantes a dizerem que fazem o standart. Que eu saiba o standart deste tipo tem de ser definido pelo IEEE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os standards já não são o que eram... basta olhar para a barracada que foi nos "pre-N" e nos "pre-ac", os fabricantes mandam as coisas cá para fora antes do standard estar aprovado/finalizado... e depois as primeiras gerações é sempre uma aventura...

      Eliminar
  4. Eu acho que deviam pensar em usar um novo standard Dual-band em simultaneo, pois quanto mais GHz mais direcional é o feixe e mais dificuldades tem em passar paredes, e se quisermos usar a net da sala ao lado, ou por exemplo num restaurante um hot-spot por exemplo FON_Free_Intrenet se com os 2.4Ghz já é dificil manter a ligação só mexendo no telemovel (meio metro para lá meio metro para lá) com 60Ghz ainda deve ser mais complicado.
    Por isso penso que seria uma boa altura de pensarem numa num sistema a usar os 60Ghz para streams de maiores requisitos de banda (video 4k, downloads, etc que até podiam ficar em queue quando este canal não estiver disponivel) mas ter em simultaneo um canal base por ex nos 900Mhz (como usam os telefones DECT) que service apenas para controlo de sessão, e eventualmente trocar mensagens de chat, e pouco mais, (conteudos de baixa largura de banda) e este canal podia atingir distancias muito maiores e passar mais paredes que não se perdia a ligação...

    ResponderEliminar