2014/10/24

Vitória do Deep Blue sobre Kasparov foi conseguida à custa de um bug


Em 1996, o mundo assistia atento a um combate homem vs máquina, com o potente Deep Blue da IBM a tentar derrotar Kasparov numa partida de xadrez. Foi um momento histórico que veio demonstrar o poderio computacional das máquinas... mas que poucos saberão que foi conseguido à custa de um bug.

Embora neste primeiro confronto o Deep Blue só tenha conseguido vencer uma de seis partidas (perdendo três e empatando duas), marcou o momento histórico em que um computador superou um mestre do xadrez.

Na verdade não se tratou de uma demonstração da superioridade da inteligência artificial sobre a inteligência humana, uma vez que este Deep Blue na realidade não passava de uma monumental máquina de calcular capaz de fazer biliões de cálculos e tentar prever todas as possibilidades. Significando apenas que a potência de cálculo dos computadores atingia um patamar em que a "força bruta" se poderia superiorizar à inteligência tradicional para este tipo de actividade.

Mas o mais curioso é que esta primeira vitória não foi propriamente conseguida à custa dessa superioridade (como comprovado pelas restantes cinco partidas em que não conseguiu vencer), mas sim devido a um bug no seu software.

A certa altura o Deep Blue ficou preso num loop; situação que deu origem a uma situação de emergência de "fazer uma qualquer jogada segura". Ou seja, uma jogada feita com o único intuito de não dar qualquer vantagem ao oponente, apenas como forma de ganhar tempo. Esse era o seu único objectivo... mas do outro lado estava um cérebro humano que olhou para essa estranha manobra como sendo uma potencial armadilha, acabando por o desconcentrar ao ponto de fazer perder esse jogo.

Muito se falou na altura se esta vitória se teria devido a "batota"; mas afinal a batota foi apenas um erro de software...

1 comentário:

  1. Pronto, então já sabemos, querem ganhar ao Kasparov, façam jogadas seguras que ele perde sozinho xD

    ResponderEliminar