2014/11/02

Avi-on um interruptor bluetooth para colar na parede


A questão das lâmpadas e demais equipamentos inteligentes em nossas casas vai-se tornando cada vez mais inevitável; e muitos são aqueles que se podem sentir tentados a pensar poder controlar as lâmpadas de sua cada via uma app no smartphone representa um enorme avanço. Mas... estão errados.

Controlar as lâmpadas a partir do smartphone pode ter a sua utilidade, mas para a maioria das situações no dia-a-dia, ter que pegar no smartphone, abrir uma app, e seleccionar cenas ou lâmpadas para acender/apagar é incomparavelmente menos prático do que simplesmente tocar num botão na parede - e é precisamente nisso que aposta este Avi-on.

O Avi-on é um interruptor portátil bluetooth que pode ser facilmente colocado em qualquer lado, e reposicionada sempre que quiserem, e que permite controlar uma lâmpada (ligar/desligar/intensidade) literalmente com os dedos e sem necessidade de se ter o smartphone por perto.

A ideia é engraçada, mas peca por alguns aspectos. O primeiro deve-se a ser um projecto de crowdfunding que optou por fazer a angariação de dinheiro directamente em vez de recorrer ao Kickstarter - o que poderá causar maior desconfiança. O segundo, que não ajuda, é o facto de virem anunciar que se trata do primeiro interruptor wireless/móvel - quando na realidade já existem outros produtos que oferecem funcionalidade idêntica há bastante tempo (embora possam não recorrer ao bluetooth e sim a outros sistemas wireless, como estes interruptores Z-Wave.)

Até podem ter boas intenções e ser meramente uma forma de "melhor vender" o seu produto; mas como eu não aprecio "publicidade enganosa"... aconselho a cautela devida caso pretendam apoiar este projecto. (E de qualquer forma, parece-me que será inevitável que num futuro não muito distante este tipo de produtos comece a ser feito em quantidades industriais na China, e cheguem até nós "ao preço da chuva".)


1 comentário:

  1. Ora vejam esta solução, uma solução lowcost que nada tem a ver com a noticia em cima, mas que permite adicionar inteligência á nossa casa de uma forma barata.


    http://www.cnx-software.com/2014/04/29/kankun-kk-sp3-wi-fi-smart-socket-android-ios/

    Por $19 já com portes.... e ainda vai sair a v2 que irá permitir adicionar modulos com cameras, detetor de presença e sensores de temperatura, etc...

    cumps

    ResponderEliminar