2014/11/19

Facebook lança nova app para Grupos


Já temos uma app do Facebook, uma app para as páginas do Facebook, uma app para as mensagens do Facebook, um visualizador alternativo do Facebook, e certamente mais algumas apps do Facebook que não me estou a lembrar no momento - mas o que me faz falar de tudo isto é que agora podem juntar-lhes uma nova app do Facebook dedicada aos grupos.


O Facebook é um local de interacção, e esta nova app do Facebook Groups, disponível para Android e iOS, pretende facilitar a vida a todos os que passam a vida nos grupos do Facebook, quer sejam grupos familiares, de amigos, grupos públicos ou privados, ou até grupos para que alunos melhor possam organizar os seus trabalhos escolares.

Os grupos que visitam mais frequentemente estarão no topo da lista, mas poderão também ver novos grupos sugeridos em função das vossas preferências pessoais com base nas páginas e amigos que seguem. E antes que comecem a ficar preocupados com a obrigatoriedade de usarem esta nova app, convém esclarecer que poderão continuar a usar a app principal do FB para lhes acederem como faziam até aqui.

Posso compreender que o Facebook se tenha tornado num tal amontado de serviços que uma única app fique demasiado pesada para tratar de tudo; mas daí a dar origem a "dezenas" de apps diferenciadas, parece-me que também é passar para o extremo oposto. Claro que ninguém nos obriga a instalar esta nova app (por enquanto)... mas olhando para o que aconteceu com o Facebook Messenger, que agora obriga a usar a app independente... não seria de surpreender que, a seu tempo, isso também venha a acontecer com os grupos.

Que vos parece esta política de fragmentação de um serviço em inúmeras apps? Acham que é boa política... ou que se arriscam a afugentar utilizadores?

2 comentários:

  1. Eu acho boa política, desde que torne a app principal mais leve. Se isso não acontece, não vejo qq utilidade...

    ResponderEliminar
  2. eu prefiro ter uma app mais pesada mas que dê para fazer tudo.
    o principio dos smartphones é, um só aparelho ter diversas funções, mas não significa que os outros aparelhos não existam, no caso das app's, deveria ser o mm, deverias poder ter uma app que faça tudo (mm que não seja top em todas as funções) e depois diversas apps especializadas, e cada um escolhia o que mais lhe convém.

    ResponderEliminar