2014/11/21

Fitbit Sync sincroniza Fitbit com o HealthKit


Ora aqui está uma app que virá dar muito jeito aos utilizadores dos Fitbit... e relembrar também a extrema importância de que os dados dos wearables deverão pertencer aos utilizadores e não às empresas, para evitar que este tipo de apps sejam necessárias.

Tanto a Apple como o Google criaram os seus repositórios centrais para dados de saúde, com o HealthKit da Apple e o Google Fit - e este Fitbit Sync vem relembrar porque motivo isso se torna essencial. Quem usar um tracker Fitbit e quiser que esses seus dados fiquem centralizados no Health da Apple, irá descobrir que não o pode fazer - o Fitbit não envia esses dados para lá, e não parece estar interessado em fazê-lo.

Ora, isso faz com que seja necessário utilizar soluções alternativas, como este Fitbit Sync, uma app a pagar, e que se limita a enviar os dados recolhidos pelo Fitbir para o Health da Apple (e que no processo também se arrisca a duplicar dados da contagem dos passos, por exemplo).

Embora possa não agradar muito a certas empresas que os "seus" dados de tracking possam ser enviados e guardados para serviços concorrentes, importará relembrar-lhes de que esses dados são na realidade nossos. Por isso, se forem um dos seus utilizadores, nada como enviar um email a expressar essa mesma posição, para que eles reconsiderem essa posição e passem a enviar os dados para onde os seus utilizadores bem entenderem.

2 comentários:

  1. Gostava era que o Fitbit fizesse sincronização com o Google Fit

    ResponderEliminar
  2. Utilizo diariamente o Saúde e tenho várias apps sincronizadas com o mesmo. Estou a ponderar a aquisição de uma pulseira ou smartwatch para facilitar a sincronização de dados. Já risquei a Fitbit da minha lista.

    ResponderEliminar