2014/11/27

Gadgets mais limpos sem símbolos de certificações FCC


Compre-se um qualquer dispositivo electrónico, e é inevitável que nele venham impressas, de forma mais ou menos visível, símbolos e informações de um vasto conjunto de certificações e requerimentos legais. Mas agora os EUA aprovaram uma lei que evitará essa necessidade.

O E-Label act permite que os fabricantes passem a exibir essas informações no software em vez da obrigatoriedade de serem impressas no dispositivo. Quer isto dizer que um smartphone, tablet, portátil (entre muitos outros) já não necessitarão de conter os habituais pictogramas, logotipos, e informações de identificação do aparelho, permitindo a criação de um design mais limpo que será do agrado dos fabricantes e consumidores.

Mas, isto não significa que teremos aparelhos 100% livres deste tipo de coisa. É que embora nos EUA esta impressão tenha passado a opcional, na Europa ainda é obrigatória a presença do "CE" e outros. Esperemos que em breve também por cá se siga na mesma linha e se actualizem estes requisitos, criados em tempos em que nem sequer se imaginava o tipo de equipamentos actuais em que estão a ser aplicados.

Afinal... estas "impressões" pouco ou nada servem para garantir a validade ou genuinidade de um produto, pois para os criadores de produtos clonados, tão facilmente copiam o design de outros fabricantes como imprimem todo o tipo de certificações à escolha do freguês. (Num caso meu conhecido onde se estava a averiguar a hipótese de fabricar uma série de produtos na China, a fábrica nem sequer escondia: "Quer com impressão do símbolo CE e FCC? Não paga mais por isso!".)

2 comentários:

  1. E se quiseres ainda imprimei um símbolo novo que inventes :)

    ResponderEliminar
  2. Faz-me uma confusão imensa que a marca X ou Y copie um pormenor de outra marca conhecida e começam logo a surgir noticias, sites, flames em tudo que é site.
    Do outro lado, os chineses copiam (mal e porcamente) qualquer coisa que leve pilhas e ninguém se queixa?
    Não entendo...
    Pior que isso, continuamos a importar toda a tralha que vem de lá mesmo sabendo que a qualidade é inferior. Compensa-vos ?
    Em tempos vi um produto dos EUA a anunciar que iria subir o preço com a seguinte justificação:
    "Vamos fabricar no nosso país, sim é mais caro, mas em compensação podemos oferecer um produto de melhor qualidade."

    ResponderEliminar