2014/11/15

Google adiciona aniversários ao Google Calendar


Nas minhas habituais visitas ao Google Calendar, fui surpreendido por algo que habitualmente não via por lá: uma quantidade considerável de aniversários, num novo calendário que não tinha sido criado por mim. Ao que parece, o Google não quer arriscar que se percam os aniversários dos amigos e conhecidos, e decidiu adicionar este novo calendário de aniversário sem perguntar nada.

Não sei até que ponto é que este calendário de aniversários é novidade ou não, uma vez que algumas pessoas dizem já o ter há bastante tempo, enquanto outras dizem que não o têm, pelo que ainda falta esclarecer se será mesmo o Google a activar isto gradualmente, ou se terá tido outra qualquer origem.

O que é certo é que para além do meu habitual calendário de Aniversários (que criei manualmente e onde colocava os aniversários que me interessavam seguir... se me lembrasse disso), agora tenho no Google Calendar este "Birthdays" que na sua descrição indica conter os aniversários das pessoas nos círculos do Google+ e Google Contacts, assim como outras datas de eventos nos nossos contactos.

Considerando que o Google Contacts esteve com alguns "soluços" nos últimos dias, não sei até que ponto é que isto poderá estar relacionado. Mas se se depararem com a mesma situação de verem surgir no vosso calendário aniversários que não tinham adicionado manualmente... poderá ser esta a explicação (e como sempre, nada impede que desactivem ou eliminem o mesmo, se acharem que não tem interesse.)

O que tem sempre interesse, é adicionarem aos vossos calendários o nosso Tech Events PT para ficarem sempre a par dos acontecimentos tecnológicos de relevo (ou eventos relacionados) no nosso país. ;)

15 comentários:

  1. Ainda não me apareceu esse calendário

    ResponderEliminar
  2. Já tenho isto há algum tempo. Para isso acontecer basta ter um dos contactos no google com o campo do aniversário preenchido. Funciona muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho bastantes contactos com o campo de aniversário preenchido e ainda assim nunca vi esse calendário

      Eliminar
    2. Ok, talvez tenhas que ativar o calendário.
      Tenta ver aqui https://www.google.com/calendar/render#j%7Cother

      Eliminar
    3. Esse calendário não me parece que seja o mesmo que o Carlos fala aqui neste artigo.
      No caso do Carlos aparece Birthdays nos "My Calendars", eu depois de activar esse calendário nas opções, ele apareceu com o nome Contacts' birthdays and events e junto dos "Others Calendars".

      Cá para mim isto é uma versão beta que só alguns têm acesso

      Eliminar
    4. Garanto que é o mesmo calendário que se está aqui a falar, a única diferença é o meu estar em português:
      http://i.imgur.com/s5FJtwg.png
      http://i.imgur.com/tZYbXsc.png
      Isto faz parte dos "Calendários interessantes" do google que tem de ser ativados, como eu tenho os feriados por exemplo.

      Eliminar
  3. acho que vem de brinde com a app 5.0

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho este calendário há anos. Tinhas era que activar na altura. Se calhar agora não é preciso activar, aparece por default.

    ResponderEliminar
  5. A mim apareceu-me agora esse calendário novo! Só que alguns contactos aparecem-me repetidos... existe por aí alguém com o mesmo problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que já andei a ver poderá se justificar quando tens um contacto com:
      "Aniversário" + "Google+"
      e com duas datas faz com que se repita...

      Tentei ver se existe forma de impedir isto ou ser possível de escolher o que apresentar e não encontrei...

      Podemos enter isto como um bug? devemos reportar a google?

      Eliminar
  6. Tinha que haver um jeito de remover eles. A agenda de compromissos importantes fica cheia de aniversários. Chato isso.

    ResponderEliminar
  7. E como eliminar individualmente, os aniversários que não me interessam, os já "comemorados" ha anos , os de pessoas falecidas, por exemplo? Enfim, todos aqueles que não têm nada com nada? Muito obrigado por seu tempo.

    ResponderEliminar