2014/11/19

Google adiciona Trusted Places ao Lollipop


Com o Android 5.0 Lollipop o Google deu-nos a possibilidade de desbloquear automaticamente um dispositivo se estiver na proximidade de um determinado aparelho bluetooth, e melhorou o desbloqueio por reconhecimento facial. Agora, adicionou também outro modo que será do agrado de muitos utilizadores: o desbloqueio por geolocalização quando estamos em locais de confiança.

As opções de desbloqueio automático evitam a necessidade de andar a fazer gestos de desbloqueio ou introduzir um PIN, mas quem olhar para o seu Lollipop acabado de instalar achará a lista de opções um pouco... limitada. Onde está a possibilidade de desbloquear um equipamento quando está em determinada rede WiFi, por exemplo? Ainda não é desta que chega a opção de desbloqueio por WiFi, mas funcionado por geolocalização, acaba por ter quase o mesmo efeito.

Com a mais recente versão do Google Play Services para o Lollipop podemos definir locais de confiança onde o equipamento ficará automaticamente desbloqueado. Os locais "Casa" e "Trabalho" poderão ser usados directamente do Google Maps, e poderão adicionar tantos outros locais quanto desejarem.

E se já estão a imaginar as potenciais "brincadeiras" que membros da família ou colegas de trabalho possam fazer com esta funcionalidade, podem ficar descansados pois é possível forçar o bloqueio do vosso Android mesmo estando nestas localizações (desligando o ecrã, voltando a ligar, e seleccionando o icon de bloqueio.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)