2014/11/17

Google ajuda a detectar pesca ilegal com ajuda dos satélites


Temos uma rede de satélites que regista continuamente imagens do nosso planeta, e agora há quem queira usar essas imagens para detectar os abusos cometidos nos oceanos, apanhando as embarcações que fazem pesca ilegal com este sistema de monitorização chamado Global Fishing Watch.

Usando dados captados entre 2012 e 2013, o sistema mostra a actividade de mais de 25 mil embarcações - algumas oficialmente registadas como embarcações de pesca; outras que não o sendo, tiveram actividade suspeita que indicia esta actividade. Embora pouco se possa fazer quanto a coisas que já foram feitas no passado, o objectivo do Global Fishing Watch é passar a mostrar dados mais recentes de modo a permitir uma resposta mais rápida das autoridades.

Segundo os responsável pelo projecto, o objectivo será detectar as actividades ilegais num prazo que irá variar entre algumas horas e alguns dias - embora o seu propósito seja o de actuar como factor de dissuasão, onde os infractores deixem estas práticas ao saberem que a sua actividade estará a ser registada.

Numa altura em que também a sociedade tem que conviver com uma monitorização cada vez mais constante, penso que no caso em que a tecnologia "big brother" possa ser usada para evitar abusos contra o planeta... será difícil contestar a sua aplicação.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)