2014/11/23

Google Inbox - um mês depois


Há precisamente um mês atrás, o Google revelava o seu Inbox by Gmail e uma nova forma de gerir o nosso email, dando início a uma corrida aos convites que permitiam o acesso a este novo serviço. Passado um mês... quantas dessas pessoas ainda lhe estarão a dar uso?

O Inbox recebeu muitas críticas, e a maioria delas vinha de utilizadores "veteranos" do Gmail, que se queixavam deste Inbox... não ser o Gmail. Ora, quem desejar o Gmail continua a ter a app que tão bem conhece e aprecia. Este inbox pretende ser uma forma diferente de gerir o nosso email - eventualmente de forma mais eficiente, apresentando-nos emails que temos que tratar, outros que são agrupados numa categoria de menor importância, e deixando-nos manter os mais importantes afixados no topo.

Um mês depois, em que me tenho "forçado" a usar o Inbox, continuo exactamente com a mesma ideia com que fiquei de início. É uma excelente forma de lidar rapidamente com grandes quantidades de email (em jeito de "separador" do que é importante do que não é). No entanto, para mim, a sua maior falha continua a ser aquela que apontei também de início: a impossibilidade de podermos eliminar emails de forma rápida com um gesto. Compreendo que para muitas pessoas a opção de manter tudo arquivado, como o Google gosta de fazer, será perfeitamente funcional. Mas para mim, o eliminar é mesmo essencial para limpar a caixa de correio das centenas de emails de avisos de comentários, pedidos de adesões na mailing list, press releases, e outros que recebo diariamente. E já nem falo na questão das labels, que para outros utilizadores é algo também de importância crítica...

No meu caso, dou comigo a abrir o Inbox logo de manhã e depois ao final da tarde, para ter uma visão geral dos emails e assuntos - mas acabando por utilizar o Gmail "tradicional" para tratar dos emails. E vocês... que uso (ou não-uso) estão a dar ao Inbox, após estes primeiros 30 dias?

15 comentários:

  1. Eu uso diariamente a versão web e para mim, tal como tu, a grande falha é não ter ali um botão de apagar mais à mão.

    ResponderEliminar
  2. Usei na 1ª semana, depois acabou...
    as razões são as que enumeras...
    Good old gmail... nem no gmail uso esses separadores...
    Para mim é essencial os marcadores e poder eliminar assim como o modo como os mails são apresentados, acho mt confuso o inbox...
    inbox ---> not 4 me...

    ResponderEliminar
  3. Como, como não apago emails, a falta dessa funcionalidade com um gesto não me faz falta nenhuma (marcar como ligo ou mover para a pasta "concluídos" chega bem). Pessoalmente estou a gostar muito de usar no telemóvel, tablet e também na versão web. Top

    ResponderEliminar
  4. O meu uso do inbox é exactamente o descrito no artigo, uso para "limpar" um pouco a minha caixa de e-mail 2 ou 3 vezes ao dia e durante o resto do tempo uso o Gmail para fazer um tratamento mais minucioso.

    ResponderEliminar
  5. Dispenso...
    Aliás, já me dava por satisfeito se na versão actual colocassem uma forma de ordenar os mails por data, remetente, etc...

    Sim, sei que dá para pesquisar, mas aborrece.

    ResponderEliminar
  6. Utilizo o Mailbox e já não consigo livrar-me daquilo! Tenho pena por não haver suporte para Outlook, já que tenho uma "conta-logins" antiga nesse serviço. Totalmente recomendado para quem tem contas Gmail ou iCloud.

    ResponderEliminar
  7. Experimentei o Inbox e não gostei. Principal motivo - exactamente - não dá para eliminar mails rapidamente, o que é um absurdo.

    Continuo a preferir o Gmail, de longe. Acho preferível ter os mails por ordem de chegada e depois ser eu a decidir o que fazer com eles.

    E não é por ser novo. Quando as novidades são boas, a adesão e habituação é rápida. O Google que o diga. E o Gmail, já agora.

    ResponderEliminar
  8. Experimentei e não gostei, prefiro o Gmail pois é muito mais prático.

    ResponderEliminar
  9. Continuo a usar nas várias plataformas e estou muito satisfeito. Tem alguns pontos em que prefiro o Gmail, como o apagar emails, a gestão de anexos e mesmo a escrita de emails, de qualquer forma tem-me ajudado imenso a manter a caixa de correio controlada.

    ResponderEliminar
  10. Por aqui, um misto de frustração/satisfação.

    Por um lado faz, falta a opção mais tradicional do apagar directamente acessível, e aquele feeling constante de que posso ter algures escondidos alguns emails que ainda não vi...

    Por outro, parece-me que com a habituação e o uso correcto seja uma ferramenta muito eficiente para quem tem que lidar com várias centenas de emails por dia (felizmente não é o meu caso).

    E talvez a resistência passe mesmo por aí: é um conceito que na prática não serve para todos os tipos de utilizadores, mas para aqueles a quem se aplica é top.

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente com o Carlos Martins.

    ResponderEliminar
  12. Uso preferencialmente ao Gmail pois permite gerir as minhas tarefas de forma muito mais funcional e aderir à filosofia inbox zero mais facilmente. Já raramente utilizo o gmail e a caixa de entrada está quase sempre limpa.

    ResponderEliminar
  13. Abri umas 10 vezes, não gosto do conceito. O velhinho Gmail continua a cobrir todas as minhas preferências, a app já foi desinstalada do smarphone e via web sempre e só o old school.

    ResponderEliminar
  14. Uso diariamente no telemovel e no tablet, no entanto quando estou no PC vai gmail mesmo. A versão web demora bem mais a carregar e não é mais do que o interface móvel ampliado e isso fere-me as sensibilidades estéticas :P

    ResponderEliminar
  15. Eu acho que se está a complicar o já complicado conceito de medir o que se torna necessário ou não ter na nossa caixa de correio.
    Quais foram os motivos sérios e de mais-valor para que surgisse este método de medir o que é bom ou não presta? Já não bastava os complicadíssimos métodos de filtragem para o spam?
    Foi com esta linha de pensamento que tracei um plano para ser diferente no combate ao spam. E não era mais um, porque senão o que é que eu estaria aqui a fazer estando o mercado de soluções já saturado para essa finalidade?
    Antispam.P2T é a solução simples para resolver todos esses problemas.
    Procuro uma equipa de programadores que sintam a necessidade de vir a ser os percursores de uma ferramenta poderosa o suficiente para retirar de vez esta palavra dos dicionários e dos volumes legais que regulam o spam.
    redinpais@yahoo.com / redin.com.pt

    ResponderEliminar