2014/11/17

Lumera adiciona WiFi à tua "velha" DSLR


Depois de estarmos habituados à conveniência de tirarmos fotografias que imediatamente são enviadas para a "cloud" ou partilhadas nas redes sociais quando o fazemos através dos nossos smartphones, usar uma DSLRs que nos obriga a usar cartões ou cabos parece um regresso à pré-história. Mas este Lumera pretende acabar com isso, e poderá dar uma nova vida a muitas DSLRs.

O Lumera é um pequeno aparelho que poderão manter agarrado à vossa câmara DSLR usando o ponto de fixação para o tripé, e que lhes adiciona todas as funcionalidades que se podem encontrar nas mais recentes câmaras mirrorless com WiFi. Com este Lumera ligado à vossa câmara, a mesma passa a ficar ligada ao mundo, permitindo que vejam as fotografias imediatamente no vosso smartphone, que as enviem para onde desejarem, que controlem remotamente a vossa câmara (incluindo a captura de timelapses), e até que possam ver a imagem live-view.

O projecto está no Kickstarter e não me parece que vá ter dificuldade em atingir o valor pretendido; ainda mais quando se considera que poderão apanhar um destes Lumera por pouco mais de 100 euros. Um valor que me parece bastante aceitável considerando tudo aquilo que adiciona a uma DSLR.

Se pudermos equiparar o tradicional processo de transferências destas DSLRs ao antigo processo de revelação das fotografias (no sentido em que não é tão "imediato" quanto o comodismo moderno exige), então este Lumera irá ser aquilo que precisam para transformar uma DSLR numa "câmara instantânea".

(E não, não é só comodismo... há mil e uma situações onde um fotógrafo poderá querer fazer com que as suas fotos cheguem o mais rapidamente possível ao destino - e não me refiro apenas aos paparazzi. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)