2014/11/07

O síndroma das fotos negras no Moto G


A nossa mailing list é um poço de cultura e conhecimento e recentemente surgiu por lá um caso que poderá vir a ser útil para muitas outras pessoas. Alguém procurava ajuda para tentar perceber porque motivo o seu Moto G lhe apresentava uma galeria de fotos onde existem dezenas de fotos (e alguns vídeos) todos a preto.

Depressa foram surgindo hipóteses: sistema corrompido, sincronização com o Google mal feita, ou talvez alguma app... mas o verdadeiro culpado viria a revelar ter uma origem bem mais simples e caricata. Outro dos nossos membros revelou já ter passado por isso, e a origem das fotos e vídeos a preto deviam-se ao facto do smartphone começar a tirar fotografias sozinhas quando estava metido dentro do bolso das calças com os toques que ia detectando.

A solução foi simples, passara a usar um código ou gesto de desbloqueio, mas vem demonstrar que por vezes não compensa andar a imaginar as "piores" possibilidades... e a origem do problema está em coisas bem mais simples.

Obrigado a todos os que por "cá" andam e que estão sempre dispostos a ajudar quem precisa - é graças a vocês que este nosso cantinho se torna verdadeiramente especial. :)

28 comentários:

  1. Tenho o mesmo problema com um Lumia 620. Tem um botão fisico de tirar fotos, que faz com que o telefone "acorde" qdo está em Standby, por vezes tira-me dezenas de fotos no bolso e faz upload para o Skydrive.

    ResponderEliminar
  2. Olá, está acontecendo isso com o meu Moto G, não sei exatamente o motivo das minhas fotos estarem assim,mas acredito que não seja por esse motivo. Segundo meu celular tenho armazenada 4086 fotos, sendo que apenas as 10 ultimas consigo ver a imagem, as outras, ficam todas pretas. Gostaria de ajuda. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu também está assim! VC co seguiu restaurar?

      Eliminar
    2. O meu está do mesmo jeito. As fotos ficam como arquivo corrompido.

      Eliminar
    3. não tive problemas com o meu até ontem. e todas as fotos que tiro ficam pretas

      Eliminar
    4. Eu não sei como resolver o problema, mas eu consegui um jeito de ver as fotos pretas, eu baixei o avast cleanup e coloquei em mídia, aí ele faz uma análise no telefone, e depois que carrega da pra ver as fotos que estavam pretas, infelizmente só da pra ver as fotos pretas fazendo isso, não sei se vai funcionar para os outros, mas pra mim funcionou.

      Eliminar
    5. Como faz para recuperar foto desse app avast limpei o Instagram e apagou tudo da minha galeria

      Eliminar
  3. Nao sao fotos tiradas no bolso.. sao TODAS as minhas fotos.. desde a primeira ate a ultima ..exceto as 10 ultimas .. ME AJUDEM POR FAVOR ... tenho 3246 fotos negras . tenho muitos arquivos de trabalho diario nao posso perder de uma hora pra outra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. experimente limpar o cache da galeria de imagens do seu smartphone, o problema deve ser esse.

      Eliminar
  4. Eu consegui corrigir esse problema limpando o cache do app.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu não vai, aperto em limpar cache mais não acontece nada

      Eliminar
    2. como assim limpar cache??

      Eliminar
  5. Cara, obrigado mesmo. Já estava arrancando meus cabelos, não pensou em nenhum momento isso em minha cabeça. Obrigado :)

    ResponderEliminar
  6. como se resolve isso? meu é g3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tbm tenho um moto g3 e estava com o msm problema, como eu resolvi? Simples, ejetei o cartão micro sd, tirei ele do slot, desligei o aparelho, coloquei o micro sd de volta e liguei o aparelho.
      Comigo resolveu, espero ter te ajudado.

      Eliminar
  7. O meu celular é um j5 e todas as minhas fotos fixam pretas,eu não sei o que fazer para restaurar. Por favor alguém me ajuda.

    ResponderEliminar
  8. Limpei o cachê é deu certo!
    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Não consigo limpar o cachê toda vez que eu aperto não entra, pfvr me ajudem

    ResponderEliminar
  10. O meu Moto Maxx acontece o mesmo. Algumas fotos e vídeos ficam negras. Mas ao clicar em cima da imagem ela abre e posso visualizar normalmente. Tentei limpar cache, mas não acontece nada. Me parece mesmo uma falha da Motorola.

    ResponderEliminar
  11. Estou com problemas na minha galeria do J5, tiro fotos elas aparecem normalmente, depois de um tempo ficam pretas e quando tento abri-las aparee mensagem de erro desconhecido. Alguem me ajuda com essa coisa. Por favor

    ResponderEliminar
  12. alguém ode me ajudar de uma forma técnica, pois tenho várias fotos na memória interna e outras no cartão sd e todas estão "pretas" e quando tireis as fotos estava tudo normal e de repente fica preta. Por favor me ajudem!!

    ResponderEliminar
  13. esse papo de que as fotos são tiradas dentro do bolço não colou, eu tinha varias fotos e apaguei as que estavam cinzas e pretas, fiquei com 12 fts se eu tinha dezenas, É defeito mesmo vejam! só se sumiram ou não algumas?

    ResponderEliminar
  14. a resposta mais babaca e sem sentido que já li foi essa de tirar fotos sozinho. E os videos? E os print de tela? fez sozinho também?

    ResponderEliminar
  15. Pior é que ninguém tem a solução!

    ResponderEliminar
  16. Eu segui estes passos:
    PASSO: Tente limpar os dados do aplicativo acessando: Menu >> Configurar >> Aplicativos >> Arraste duas vezes da direita para a esquerda até localizar TODOS >> Localize Câmera >> Clique em limpar dados.

    Busque por atualizações do aplicativo câmera. Acesse: Menu >> Play Store >> Menu (lado superior esquerdo) >> Meus apps >> Câmera Motorola >> Verifique se há a opção atualizar ou abrir.

    Funcionou?

    Não!

    PASSO: Verifique aplicativos que podem estar gerando erro na câmera. Aplicativos baixados na play store usam o hardware da câmera para funcionar (aplicativos de Flash, aplicativos de vídeo chamadas como Skype, aplicativos de edição de imagem, etc). Se tiver algum, tente removê-lo para verificar se o problema é resolvido.

    Funcionou?

    Não!


    Ative o modo de segurança.

    Com isso todos os aplicativos, serão otimizados por alguns segundos, você não perderá nada.
    Segure o botão de liga/desliga pressione em cima de desligar sem solta-los em seguida ative o modo de segurança ok.

    Desligue/ligue o aparelho e faça um teste.

    Assim que o aparelho ligar faça o teste. Se o continuar, vamos ter que fazer uma restauração de fábrica no seu celular, lembrando que isso apaga todos os dados salvos na memória interna o aparelho.

    PASSO restaurar os dados de fabrica:

    Contatos/ Agenda/ Gmail (Através do Gmail)
    Passo: Conecte o aparelho na Internet ou Wi-Fi:
    Passo: Menu> Configurar> Google> Selecione o e-mail> Selecione "3" pontos na parte superior direita> Sincronizar agora.
    OBS: Para recuperar os dados futuramente, seguir o passo 2 novamente. Lembrando que "Contatos/ Agenda/ Gmail" devem estar selecionados.
    Fotos/ Vídeos/Músicas (através do PC)
    Passo: Conecte o aparelho no seu computador através do cabo USB.

    Passo: Depois de conectado no PC, selecione a memória interna do aparelho e abra a pasta DCIM que contem as suas imagens/vídeos, copie os arquivos e cole em alguma pasta do seu computador.

    Passo: Depois de conectado no PC, selecione a memória interna do aparelho e abra a pasta onde estão suas músicas, copie os arquivos e cole em alguma pasta do seu computador.

    OBS: Caso tenha algum outro arquivo ou documento que gostaria de fazer um backup, basta basear-se nas informações acima.
    Recomendamos que utilize sempre Windows XP®(SP3 ou ultérieur),Windows Vista®, Windows 7®, Windows 8®. E caso seu computador não reconheça seu dispositivo, baixe e instale os driver que estão disponíveis no site da Motorola.
    Link: https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/89879


    Vá até o Menu > Configurar > Fazer Backup & Redefinir > Restaurar Dados de Fábrica > Restaurar Telefone > Apagar Tudo.

    O aparelho vai reiniciar por 2 vezes e vai demorar entre 2 e 5 minutos para ligar novamente.

    ResponderEliminar
  17. No meu caso foi: Coloquei o smartphone no bolso e não travei ele. Resultado: tirou mais de 100 fotos. Pluguei o telefone no computador, abri o explorer e deletei todas as foto tiradas involuntariamente. Mas, diga-se de passagem: Só descobri que era isso lendo o tutorial. Parabéns amigo pela dica.

    ResponderEliminar
  18. Meu moto g5 deu pra aparecer centenas de fotos pretas, como se eu tivesse tirados todas de uma só vez. Conectei meu cel no notebook e apaguei todas. Passou alguns dias apareceu mais 1117 fotos. Depois mais 3380. Continuei apagando e baixei um anti-vírus que aparentemente não resolveu o problema. Não tenho costume de colocar o celular no bolso e estou com medo de que seja algum problema mais sério com a galeria de fotos do Google.

    ResponderEliminar
  19. Vejam se podem me ajudar. Meu moto G8 power quando tiro fotos direto no story do Instagram a foto fica escurecida. Quando tiro na camera normal não fica.

    ResponderEliminar