Quando se é criança e se está a crescer com a habitual infinita curiosidade, inevitavelmente se chega ao dia em que nos perguntam se é mais pesado 1Kg de chumbo ou 1Kg de penas; e nalguns casos isso evolui para as quedas... e a descoberta que a gravidade trata tudo com a mesma igualdade.
Já todos saberão que a força da gravidade faz com que todos os objectos caiam com a mesma aceleração, independentemente do seu peso. Um objecto com 100g cai exactamente com a mesma aceleração e velocidade que um com 100 toneladas; e quando isso não acontece, o culpado é... o ar. O ar e a sua resistência fazem com que a forma do objecto afecta a sua velocidade, e é por isso que "no mundo real", uma pena caia mais lentamente que uma bola de bowling. Mas, tire-se o ar da equação, e rapidamente as coisas se tornam mais evidentes.
Foi precisamente o que fez o professor Brian Cox na sua visita à maior câmara de vácuo do planeta, pertencente à NASA. Um local com mais de 30 metros de largura e 37 metros de altura, onde é possível retirar o ar e testar como os equipamentos reagirão ao vácuo espacial.
Quem teve física sabe que, no vácuo, é exactamente igual. A aceleração aos quais são sujeitos é a mesma (~9.7 m/s2)
ResponderEliminarAlguém que explique as últimas frases do vídeo, sff?
ResponderEliminarVê se isto ajuda, não consigo arranjar uma explicação mais simples.
Eliminarhttp://en.wikipedia.org/wiki/General_relativity#Geometry_of_Newtonian_gravity
É a teoria da relatividade! :)
EliminarComo ele diz, nós só conseguimos ver que a bola está a cair porque existe um cenário por trás, ou seja, um cenário/ponto que usamos como referência.
Se não houvesse uma referência como saberíamos o que está em movimento?