2014/11/22

TIDAL desafia os teus ouvidos para detectar áudio de alta-qualidade


Se são daquelas pessoas que não consegue deixar de ficar um pouco irritada com a compressão utilizada na maioria dos serviços de música, agora é tempo de porem à prova a vossa capacidade de detectar som de alta qualidade sem compressão.

O teste da TIDAL é bastante simples: poderão ouvir 5 clips musicais, onde em cada um deles poderão alternar entre o canal A e B, cabendo-vos decidir qual deles é o de alta-qualidade. Se a essência do teste é simples, devo alertar-vos que superá-lo poderá ser mais complicado do que pensam - uma vez que também estará bastante dependente do sistema de som, DAC, colunas, e/ou headphones que utilizarem; tudo isto antes sequer dos vossos ouvidos entrarem na equação.

Confesso que o meu primeiro teste foi um desastre, por culpa da minha teimosia em usar um headset mais adequado para os jogos. Mas o desastre fez-me ir buscar os meus velhinhos, mas de confiança, headphones BeyerDynamic DT750 Pro, e aí a coisa mudou de figura, pois a diferença "saltava à vista" (ou neste caso, saltava aos ouvidos). Repeti o teste por diversas vezes, só para garantir que não tinha sido sorte, e o resultado foi consiste em todas as vezes com uma única excepção - na primeira música não conseguia mesmo detectar qual a versão high-quality, talvez por culpa de ser "demasiado barulho" para mim.

Para os mais curiosos, o TIDAL usa músicas sem compressão (FLAC/ALAC) enquanto que a maioria dos outros serviços usam música comprimida com bitrates de 256/320Kbps.

Metam os vossos ouvidos e sistemas sonoros à prova, e digam-me que tal foram os resultados (e não esquecer que este teste tanto pode funcionar para validar a necessidade de áudio de maior qualidade... como também para demonstrar que, para a grande maioria das pessoas/sistemas, ter som comprimido é virtualmente indistinguível de ter som de alta-qualidade sem compressão).

4 comentários:

  1. Falhei 1 (a 2ª), isto através das minhas velhinhas colunas de som do PC, umas Logitech X230 :)

    ResponderEliminar
  2. fiquei confuso com a dos daftpunk, e errei :D
    acho também que as diferenças são mínimas (para mim, é claro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. da 2ª e da 3ª vez acertei sempre em todas :)

      Eliminar