2014/11/12

Vulnerabilidade crítica nos Windows


Caso sejam daquelas pessoas que não tem as actualizações automáticas activadas no seu Windows, hoje é um excelente dia para que reconsiderem essa opção - ou que se apressem a fazê-las manualmente, pois há uma vulnerabilidade crítica que coloca praticamente todos os computadores Windows em risco, incluindo os servidores.

Este patch MS14-066 vem corrigir uma vulnerabilidade que podia permitir a execução remota de código (portanto, um das falhas mais graves em toda a hierarquia de vulnerabilidades), e que afecta o Windows Server 2003/2008/2012, Vista, Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e até o Windows RT.

A única coisa positiva é a de que o problema ficará resolvido com esta actualização de segurança, e de que não são conhecidos ataques que estivessem a tirar partido desta vulnerabilidade; pelo que se actualizarem as vossas máquinas rapidamente, é pouco provável que venham ser afectados por isto.

Se por um lado continua a ser um pouco assustador ver vulnerabilidades graves surgirem em software que deveria estar livre deste tipo de coisas; por outro lado é de realçar que o mais importante é que este tipo de problemas tenha uma rápida resposta e correcção, assim como um sistema que permita fazer chegar essas correcções aos utilizadores. Nesse sentido, podemos dizer que a MS até se porta bastante bem com o seu Windows.

... Agora só faltava mesmo evitarem os reboots depois destas actualizações. Quantas mais décadas teremos que esperar por isso?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)