2014/12/19

Canon vai lançar câmara de 50MP em 2015


Parece que a Canon vai mesmo dar início a uma nova corrida aos megapixeis no segmento das DSLR, com uma câmara de 50MP que virá estrear uma nova série de câmaras digitais para complementar as que já possui.

Os rumores de que a Canon estava a preparar algo "especial" há muito que apareceram, e vão-se tornando cada vez mais frequentes à medida que nos aproximamos do final do ano. E agora há quem diga que o rumor passou a ser uma certeza, e de que vamos mesmo ter uma nova câmara Canon com 50MP para 2015.

Se é verdade que no segmento mobile temos assistido a um crescimento constante do número de megapixeis das câmaras (e até algumas que foram para além do que se imaginava, como a Nokia com o seu sensor de 41MP), nas DSLR a evolução tem sido bastante mais modesta (em termos de MP). Algo que não preocupa os fotógrafos, que há muito sabem que o número de megapixeis não se traduz automaticamente numa superior qualidade de imagem - preferindo concentrar-se no tamanho do sensor, que serve como melhor indicador das suas prestações em baixas condições de luminosidade.

Mas a Canon é uma empresa com longa tradição na área, e para se aventurar num sensor de 50MP terá certamente tratado de todos os "pormenores" para garantir que ninguém irá ficar desapontado - ou pelo menos, assim o esperamos. Vamos lá ver se os restantes fabricantes se sentirão forçados a entrar nesta nova guerra dos megapixeis... ou se vão optar por outras tácticas para responder a este modelo da Canon.

2 comentários:

  1. Para além dos 50mp, será a necessidade de ter um computador que consiga lidar com esse tamanho de ficheiro..., Basta uns players e o PhotoShop transforma isso em GB's... Haja processador e tem com fartura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a Nokia conseguia digerir 41MP num smartphone, não me parece que num computador "de secretária" se vá ter problemas a lidar com 50MP. :)

      Mas sim, em formato RAW vamos ter ficheiros com tamanhos "engraçados" - e cada byte a pagar o "tacho" para a SPA. :/

      Eliminar