2015/01/07

Disco híbrido de 4TB da WD bate recorde de velocidade


Desempenho de um SSD com capacidade e custo de um disco tradicional, é isso que os discos híbridos prometem e que a WD demonstrou ao vivo no Storage Visions 2015, que decorreu nos passados dias 4 e 5 de Janeiro em Las Vegas.

Os discos híbridos combinam um disco tradicional com uma cache de memória Flash como a que existen num SSD, e fazendo uma gestão inteligente que tenta manter os dados acedidos mais frequentemente na memória flash para acesso mais rápido. Se na teoria a ideia é boa, na prática por vezes nem sempre resulta da melhor maneira, muitas vezes por culpa de uma quantidade de flash insuficiente - mas não neste protótipo da WD.

Este disco híbrido da WD de 4TB vem acompanhado por uns generosos 128GB de memória flash, e utiliza um interface SATA Express. Características que lhe permitiram obter uma pontuação de 4459 no benchmark PCMark8, com um desempenho próximo do de um SSD puro, mas com um custo por GB muito mais reduzido e idêntico ao de outros discos híbridos.


Agora só falta esperar que este modelo "protótipo" em breve possa passar a produto comercial disponível nas lojas, tornando-se numa excelente opção para quem necessitar de um disco de grande capacidade com prestações idênticas à de um SSD (e a preço bem mais em conta que um SSD de 4TB! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)