2015/01/29

Empresas americanas incomodadas pela exigência de backdoors para venderem na China


Não deixará de ser uma curiosa reviravolta; para poderem vender computadores e equipamentos relacionados aos bancos chineses, as empresas ocidentais serão obrigadas a revelar todo o código fonte e disponibilizar forma de ultrapassar todo o tipo de encriptação implementada.

Muitas empresas estão indignadas perante a perspectiva de terem que revelar software proprietário "secreto"; mas não deixará de ser curioso que ainda recentemente nos EUA se tenham assistido ao mesmo tipo de situação - em sentido inverso - com as suspeitas lançadas sobre a Huawei e potenciais backdoors que os seus produtos poderiam conter, invalidando a sua compra para sistemas governamentais.

Aliás, não deixará de ser também estranho que estas empresas fiquem tão incomodadas pelos pedidos do governo Chinês, quando no próprio ocidente temos tido as revelações de que a NSA e outras agências recorrem a todo o tipo de técnicas para espiar tudo e todos; e até se gabam de ter acesso directo a grande parte dos sistemas de informação de outros países.

Não quero com isto dizer que tenha qualquer simpatia pela forma como a China mantém uma vigilância apertada sobre os seus cidadãos e censure o tipo de informação a que podem ter acesso na Internet - muito pelo contrário. Mas neste caso, não posso deixar de achar caricato (para não dizer hipócrita) que empresas que potencialmente até colaboram com agências de espionagem para facilitar o acesso aos dados dos seus sistemas, se digam agora "incomodadas" por haver quem queira ver realmente se merecem a sua confiança.

E isto para não entrar no campo de que também no Ocidente se vão promovendo todo o tipo de "leis" que facilitem a espionagem de todas as pessoas, usando-se o "terrorismo" como justificação para tudo... Querem criar um mundo onde tudo esteja sob suspeita e não se possa confiar em nada? Então não se queixem de situações como esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)