2015/01/30

FCC sobe requisitos mínimos da "banda larga" para os 25/3Mbps


Para desagrado dos operadores, nos EUA a FCC avançou mesmo com a redefinição de "banda larga", passando dos anteriores 4Mbps de download e 1Mbps de upload para 25Mbps e 3Mbps respectivamente.

Os tempos mudam, as necessidades também. Para a FCC, hoje em dia já não basta uma ligação de 4/1Mbps para ter um acesso aceitável à Internet, subindo os limites mínimos para 25Mbps e 3Mbps (download/upload) para que uma ligação possa ser designada de "banda larga".

Sem grandes surpresas, não demorou para que surgissem reclamações de operadores, dizendo que esses requisitos são excessivos e desnecessários para a maioria dos utilizadores. E defendendo-se de justificações de que tais velocidades serão necessárias para o acesso a coisas como vídeos em Ultra HD, com o argumento de que "ainda falta muito tempo para que isso se torne comum" (pudera, se não houver ligações que o permitem, bem que demorará séculos!)

Talvez baste exemplos mais práticos e corriqueiros: quem optar por comprar um jogo para o seu PC, Xbox One ou PS4, arrisca-se facilmente a ter que fazer um download de 30 ou 40GB. Ora, a 4Mbps por segundo isso representa mais de 16h; a 25Mbps passa para pouco mais de 2.5h.

... Será assim tanto pedir os 25Mbps como velocidade mínima para ser designada "banda larga"? Não me parece. (Pode ser que por cá esta medida ajude a que os ISPs que oferecem downloads de 100Mbps decidam actualizar as reduzidas velocidades de upload que temos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)