2015/01/24

Investigadores criam superfícies metálicas super-hidrofóbicas usando lasers


Os materiais super-hidrofóbicos têm a capacidade quase "mágica" de repelir a água com uma eficiência surpreendente, e agora investigadores encontraram um método de alterar as propriedades de uma superfície metálica usando lasers, de modo a ganhar esta capacidade.

Embora já existam diversos materiais e super-hidrofóbicos, a maioria deles ganha essas propriedades através de tratamentos químicos que se vão desgastando com o tempo. Com este novo método, que usa um laser para cria texturas à escala nano e microscópica no metal. Não se trata de aplicar uma "camada" mas sim de transformar as próprias propriedades físicas do material, que as manterá permanentemente e sem desgaste.


Caso este método possa ser aplicado de forma comercialmente viável, já estamos a imaginar telemóveis onde as gotas de água simplesmente "saltem" para longe, automóveis que nunca precisarão de ser lavados ou onde uma simples mangueirada seja suficiente para afastar toda a sujidade, ou até frigideiras verdadeiramente anti-aderentes (já para não falar em sanitários e todas as demais possíveis aplicações para materiais deste tipo.).

Venham de lá os metais super-hidrofóbicos... que não nos cansamos de ver o pânico que a água tem deles! :)





1 comentário:

  1. Seria engraçado produzirem uma sanita com este tipo de tecnologia, lol.

    ResponderEliminar