2015/01/21

KeySweeper espia os teclados wireless Microsoft nas proximidades


O KeySweeper pode parecer um vulgar carregador USB, mas na verdade é um avançado sistema capaz de espiar tudo o que alguém escrever num teclado sem fios da Microsoft que esteja por perto.


Muitos utilizadores poderão sentir-se seguros ao usarem passwords extremamente complicadas, e por usarem todas as formas de garantir que o seu computador não é infectado por malware indesejado. Mas como se poderá ver já a seguir, isso não impede que mesmo assim se tornem vítimas de roubo de dados ou das suas contas pessoais,

Este KeySweeper assume a inocente aparência de um carregador USB - e que funciona como tal - mas para além disso tem capacidades bem mais avançadas e nefastas.


Com um custo de poucas dezenas de euros e usando apenas módulos que facilmente se encontram no mercado, o KeySweeper recorre a um Arduino para se tornar num aparelho de espionagem capaz de escutar tudo o que for escrito num teclado wireless da Microsoft, e que poderá enviar essa informação via GSM para o atacante; evitando que o mesmo tenha que regressar ao local para "recolher os dados" (sendo também possível ver o que a vítima escreve em tempo real).

Aliás, é até possível definir palavras chave especiais, e fazer com que ao se escreverem certas coisas (endereço de um banco, etc.) envie um alerta para o dono, para que possa recolher os dados mais apetecíveis que se seguirão. E nem o facto de o desligarem da tomada ajudará, pois não falta também uma pequena bateria que permite que o mesmo continue em funcionamento quando está desligado da corrente.

Assustador, mas ao mesmo tempo inspirador, sobre o que hoje em dia se pode fazer usando meia dúzia de componentes ao alcance de todos. Como resultado final, a constatação de que uma password, por muito complexa que seja, e todo o cuidado do mundo com o que instalam no vosso computador, não é suficiente para garantir a vossa segurança a 100% - e daí a importância de se usar e promover o uso de sistemas de autenticação 2-factor-


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)