2015/01/22

Microsoft HoloLens - os óculos holográficos do futuro já são reais


A Microsoft não revelou apenas o Windows 10 no seu evento. Para os fãs dos gadgets mais futuristas tinha algo especial reservado: os Microsoft HoloLens - uns óculos holográficos que parecem ser a concretização efectiva de algo que não se imaginava ser possível já hoje.

O Google anunciou os seus Google Glass com um enorme aparato mediático, mas depois de muitos adiamentos e aparentes hesitações, lá decidiu cancelar a coisa no formato que tinha e investindo nos misteriosos óculos da Magic Leap. Por outro lado, temos os Oculus Rift a tentarem tornar possível a realidade virtual, mas também debatendo-se continuamente com a tecnologia disponível actualmente.

Agora, a MS parece ultrapassá-los a todos com os estes HoloLens.


Os HoloLens parecem ser tudo aquilo que se imagina quando se fala destas tecnologias, permitindo criar imagens realistas e perfeitamente sincronizadas com o mundo real. E não se pense que isto é algo que a MS fez à pressa, pois o projecto está em desenvolvimento há mais de 5 anos, e chega-nos da mesma pessoa que convenceu a Microsoft a criar o Kinect.

Este óculos de realidade virtual/realidade aumentada funcionam de forma completamente independente de computadores e smartphones, e dispensam também caixas "extra" e cabos. Algo surpreendente para um sistema que contém também uma câmara 3D estilo Kinect com visão grande angular, para captar todo o ambiente à nossa frente assim como os nosso gestos. Grande parte do segredo estará no seu CPU feito por medida e num novo HPU (Holographic Processing Unit) que será responsável por todo o processamento para tornar "realidade" as imagens virtuais (infelizmente, não é descrita qual a tecnologia usada para criar as imagens; nem tão pouco qual será a sua autonomia).


Uma coisa que felizmente a MS aprendeu, é que o suporte para dispositivos holográficos como este, assim como outros como os Oculus Rift e Magic Leap, estará integrado de origem no Windows 10 - algo que já deveriam ter feito com o Kinect na altura do seu lançamento. Depois de ter perdido "o comboio" no segmento mobile, a MS aposta já nesta próxima grande revolução que será a realidade virtual/aumentada, e que poderá tornar obsoletos os smartphones, tablets... e muitas mais coisas.

Agora temos que esperar que estes HoloLens comecem a chegar aos developers (os kits de desenvolvimento começarão a ser disponibilizados nos próximos meses), e que rapidamente possam chegar às lojas... com um preço acessível.





4 comentários:

  1. Isto é "holografia" virtual, certo? Quem vê as imagens "holográficas" é apenas o portador dos óculos, ou seja, não há projecção holográfica real, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não se tratam de hologramas reais, apenas a "ilusão" disso para quem estiver a usar os óculos.

      Eliminar
    2. A expressão mais correcta, é Realidade Aumentada (Augmented Reality).

      Eliminar
  2. Fez-me lembrar o filme Paycheck, quando ele começa a "ver" um processador e mexer com ele virtualmente.
    Está brutal, vamos ver quando chega e a que preço.

    ResponderEliminar