2015/01/08

Smartwatch da LG já corre webOS


Os rumores de que a LG estava a trabalhar num smartwatch com WebOS já não são rumores: o smartwatch LG/Audi que atraiu as atenções no CES já era efectivamente um modelo que corria Open webOS.

O LG Watch R é um dos mais desejados smartwatches do momento, com o seu estilo desportivo clássico, ecrã 100% circular e uma autonomia bastante atractiva (3 dias), e este modelo que surgiu no CES recorre a muitos destes elementos - embora passe a contar com 3 botões físicos em vez de apenas um. A grande incógnita era sobre o sistema que estaria a correr, e que agora ficou comprovado tratar-se do webOS.

A LG não é a única empresa a lançar smartwatches que escapam ao Android Wear, e isso poderá ser algo justificado pela necessidade de não quererem ficar presos ao sistema Android do Google. Várias outras empresas têm apostado em software próprio para garantirem que os seus produtos trabalham não só com Android mas também com iOS; e provavelmente também será essa a intenção da LG (quantos utilizadores não gostariam de poder comprar um G Watch R, se o pudessem usar com os seus iPhones?)

Não me custa imaginar que, algures no futuro, o Google levará alguma compatibilidade com o Android Wear para o iOS, por intermédio de uma qualquer nova app ou integrando-o directamente na sua app de pesquisa (já lá está o Google Now, poderia muito bem passar a enviar todo o tipo de informação e notificações para os smartwatches). Mas não me parece que neste momento isso seja uma prioridade para o Google...

1 comentário: