2015/01/28

YouTube despede-se do Flash e passa a usar HTML5 por default

Muitos utilizadores poderiam já estar a utilizar o modo HTML5 do YouTube, mas a partir de agora a despedida do Flash é mesmo oficial. Quem visitar o YouTube passará a ser direccionado para a versão em HTML5.

Não foi há muito tempo que parecia impossível ter uma internet que não usasse Flash; mas a invasão dos dispositivos mobile veio demonstrar que o Flash não estava vocacionado para estes equipamentos, acelerando drasticamente o seu afastamento e adopção de métodos alternativos e mais eficientes para conseguir o mesmo fim. No caso do YouTube o elemento crítico foi o suporte do novo HTML5 video que agora passa a ser o leitor oficial.

Para quem já tinha anteriormente activado o leitor HTML5 do YouTube não irá notar nenhuma diferença; para quem usava Flash, as diferenças também serão praticamente imperceptíveis. Anteriormente viam vídeo que estava num elemento flash, agora verão vídeo que está a ser gerido directamente pelo vosso browser. (A diferença poderá ser notada a nível de menor utilização de CPU, aquecimento, etc. assim como maior fluidez ao verem vídeos de alta-resolução em modo de ecrã completo).

Esta selecção do modo HTML5 do YouTube acontecerá automaticamente para todos os que utilizarem o Chrome, IE11, Safari 8, e versões beta do Firefox.

3 comentários:

  1. w00t :D Finalmente :D Acabar com o Flash é o 1º passo! Java a seguir ;) hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado ver esse comentário 8 anos depois, já que os devs hoje em dia ganham muito dinheiro programando em java. E o pior de tudo que eu também tinha esse mesmo pensamento (que o java iria acabar assim como o flash).

      Eliminar