2015/02/08

Avião sem combustível dá uso a para-quedas para evitar desastre maior


Quando se fala em aviões e para-quedas, o habitual será pensar que o mesmo seja usado pelo piloto... mas desta vez é mesmo o avião que tem um para-quedas... e que lhe permitiu pousar suavemente sobre o mar quando ficou sem combustível.


O piloto de 28 anos seguia a bordo de um avião Cirrus SR22, quando descobriu que não iria ter combustível suficiente para chegar ao destino (partiu da Califórnia e pretendia chegar ao Hawaii). Por isso alertou a Guarda Costeira, que o direccionou para as proximidades de um navio de cruzeiro que estava nas proximidades, para facilitar a operação de salvamento. Mas a parte mais curiosa é a de que este avião estava equipado com um sistema de para-quedas.


Se já viram aqueles vídeos onde se vêem pesadas cargas serem lançadas de aviões, poderão já ter pensado porque motivo não se aplica um sistema idêntico aos próprios aviões. E a verdade é que há quem aplique, como ficou registado no vídeo da Guarda Costeira que se segue.

Neste caso, como foi no mar, não evitou que o avião se perdesse e se afundasse (mas dando tempo para que o piloto lançasse um bote salva-vidas); mas se tivesse sido em terra firma, era bem provável que o avião pudesse ser recuperado com danos mínimos (assumindo que aterraria sobre terreno não muito acidentado).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)