2015/02/24

CastAR mostra-nos o que se torna possível com os seus óculos de realidade aumentada


O mercado da realidade virtual e realidade aumentada começa finalmente a passar dos projectos para a realidade, e o CastAR é um dos projectos que nasceu no Kickstarter e que, depois de alguns atrasos, começa agora a chegar às mãos dos investidores.

Ao contrário da maioria dos óculos de realidade virtual/aumentada, o CastAR opta por um sistema diferente, usando pico-projectores nos óculos que projectam realmente imagens, e câmaras que permitem detectar a interacção do utilizador com as imagens projectadas.

Para nos mostrar o tipo de utilização que se poderá tornar possível com estes óculos, temos um vídeo com vários exemplos de utilização - embora fique a dúvida se a "realidade" irá realmente ser comparável às simulações que vemos (algo que, infelizmente, me parece que não será bem assim).

Mas já sabemos que este tipo de tecnologia não se tornará perfeita de um dia para o outro, e que será necessário ir dando passo após passo, com muitas evoluções e melhoramentos, até que finalmente se tenha algo à altura do que se imagina quando se pensa neste tipo de produtos. Para já, há que congratular os responsáveis deste projecto por terem criado algo real que está a caminho dos que investiram neles (ao invés de ser mais um projecto falhado sem nada para apresentar.)


1 comentário:

  1. Ainda um pouco insípido... mas promete!
    Mas agora o mais quente são os rumores que garantem que Nvidia vai anunciar na próxima Game Developers Conference em São Francisco (2-6 Março) a sua entrada na corrida RV lançando os seus próprios óculos de realidade virtual com o projeto TITAN VR...

    ResponderEliminar