Quando alguém entra no mundo da fotografia com (D)SLRs, inevitavelmente fica fascinado pela imensa versatilidade proporcionada pela troca de lentes - e pela existência de teleconversores que permite transformar uma lente existente "noutra", como acontece com os conversores 2X. E invariavelmente surge a pergunta... porque não usar vários conversores?
Foi precisamente o que foi posto à prova, com esta experiência que foi adicionando teleconversores 2X para ver até onde se poderia ir.
Com um destes teleconversores, uma lente de 300mm torna-se numa lente de 600mm; e aplicando-se conversores adicionais continua-se a duplicar: 1200, 2400, 4800mm... etc. Mas se na teoria a ideia parece boa, na prática depressa se vêem os efeitos negativos... pois a cada ampliação ampliam-se também os problemas e distorções da lente, para além da redução de luminosidade e contraste; e também os simples factores físicos, que fazem com que o peso comece a ser demasiado para ser suportado pelo encaixe da câmara/adaptadores.
[foto com uma lente de 300mm]
[foto com os 5 adaptadores 2X - "9600mm"]
[comparação da imagem sem conversores/com conversores]
Sem surpresas, o resultado obtido com todos os conversores acaba por não ter maior nitidez que a imagem da lente original - mas não deixa de ser uma daquelas experiências que todos já terão imaginado poder fazer. :)
De facto só falta uma coisa. Demonstrar que se calhar mais vale aplicar um algoritmo de superresolução à foto original do que comprar os adaptadores.
ResponderEliminarOs conversores 2x usados neste caso, aparentam ser de baixa qualidade o que influencia bastante na qualidade final da foto. Neste exemplo (http://petapixel.com/2010/12/21/extra-reach-for-shooting-the-moon/ ), são usados conversores 2x de qualidade (da Canon) e como se pode ver, consegue-se obter fotos de bastante qualidade.
ResponderEliminarEu próprio tive uma experiencia identica, usei um conversor 2x da vivitar numa objectiva prime minolta md 200mm f4 (com uma Sony Nex 5R) e as fotos ficavam sempre desfocadas, independentemente da velocidade de disparo (1/500 pra cima) e após ajustar a focagem. Agora estou a usar um conversor original minolta md 300-S e é fabuloso, consigo fotos nitidas de 400mm (2x 200m) o que equivale a 600mm numa full frame.
Usar um conversor barato é pior que usar apenas a objetiva e fazer um crop.
Um "pequeno" pormenor, um conversor Vivitar MD 2x (sem ser o modelo macro) é em média 10x mais barato que o Minolta MD 300-S. O primairo anda nos 15-20€, o segundo anda nos 150-200€.
ResponderEliminar