2015/02/06
Olympus E-M5 Mark II tira fotos de 40MP... com sensor de 16MP
Já sabemos que os fabricantes de câmaras gostam de anunciar mais e mais megapixeis... mas agora a corrida aos megapixeis chega a um ponto em que já se recorre a todas as tácticas para aumentar os megapixeis das imagens, mesmo se o sensor não acompanha. Como acontece com a Olympus OM-D EM-5, que pode tirar fotos de 40MP, embora tenha um sensor de apenas 16MP.
Poderá parecer simplesmente um argumento de marketing, mas a Olympus sabe que seria trucidada se não tivesse resultados que mostrassem alguma diferença, e na verdade recorre a um curioso sistema para conseguir esta multiplicação dos pixeis. Na E-M5 original a Olympus estreou um novo sistema de estabilização óptico de 5 eixos; e nesta Mk II esse mesmo sistema foi melhorado e está na base das fotos de 40MP.
O que este modo de alta-resolução faz é tirar múltiplas fotos movendo ligeiramente (0.5 pixeis) o sensor usando o sistema de estabilização, e depois combinar as fotos para criar uma só imagem de 40MP.
É um sistema que se poderá considera idêntico ao de muitos outros de "super-resolution", mas com princípio de funcionamento inverso. Anteriormente, tínhamos sistemas que tiravam múltiplas fotos para melhorar a resolução, mas que se baseavam nas pequenas variações da posição que seriam inevitáveis de alguém que segurasse uma câmara nas mãos; aqui, temos um sistema que só funcionará convenientemente se a máquina estiver colocada num tripé e imóvel.
Em qualquer uma das situações, nem será preciso relembrar que este sistema só se aplicará à fotografia de elementos estáticos ou com muito pouco movimento. Caso contrário... não há sistema de junção de imagens que faça milagres. (Mas certamente iremos ver este sistema posto à prova assim que a câmara for disponibilizada.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)