2015/02/06

OneBoard Pro+ adiciona um computador Android num teclado mecânico


Algo que em tempos era considerado normal consegue hoje em dia continuar a fascinar os utilizadores: um computador integrado num teclado, neste caso um PC Android com chip quad-core - o OneBoard Pro+.



O OneBoard Pro+ faz-nos imediatamente relembrar máquinas de outros tempos, como os Commodore 64, ZX Spectrum, e afins. Mas agora a evolução tecnológica faz com que computador seja bastante mais potente do que tudo o que se poderia imaginar na altura em que os computadores tinham alguns poucos KB de memória, e tinham CPUs que trabalhavam a poucos MHz.

Aqui encontramos um sistema que recorre a um SoC Rockchip RK3288 com 2GB de RAM, 16 de Flash (+microSD), WiFi ac, e Android 4.4; e que vem alojado dentro de um teclado mecânico com teclas Cherry MX com retro-iluminação RGB independente por tecla. Igualmente curiosa é a presença de uma entrada de vídeo DVI, que depois nos permite escolher se queremos ver o sinal de vídeo que venha do nosso computador "normal", ou se do próprio teclado.

Só pelas teclas mecânicas retro-iluminadas já ficava convencido... mas infelizmente este brinquedo é coisa para custar 260 euros (que seriam absurdamente inflacionados caso chegasse ao ocidente, certamente). Pelo que melhor será pegar num teclado, num Raspberry Pi 2, e colocar mãos à obra e construir o nosso próprio "teclado PC" por uma fracção do custo (e até poderíamos adicionar um mini touchscreen... como no Asus Eee Keyboard que nunca se chegou a concretizar.)

2 comentários:

  1. Com o design e evolução tecnológica dos nossos dias, nem quero pensar como seria hoje o meu saudoso Amiga1200...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade.. foi uma pena os Amiga terem morrido, ou nunca chegaram a ser vistos com olhos de gente a nivel empresarial e também deve tar havido algumas jogadas menos correctas por parte dos Wintel para comprometer o sucesso da plataforma.

      Mas realmente este teclado faz lembrar um pouco o A600, e este processador RK3288 até tinha capacidade para uma boa emulação de um Amiga ;)

      Eliminar