2015/02/16

VISA vai usar geo-localização para detectar compras fraudulentas


Muito se tem falado sobre os novos sistemas de pagamento mobile com smartphones, como forma de simplificar a vida aos utilizadores e aumentar a segurança. Mas as empresas "tradicionais" não têm estado paradas, e a VISA apresenta agora um sistema com o qual espera reduzir as operações fraudulentas (e evitar frustrações aos utilizadores legítimos), recorrendo à sua localização.

As empresas de cartões de crédito há muito que investem em sistemas que tentem evitar as operações fraudulentas. Só que nem sempre é fácil distinguir entre operações reais e compras fraudulentas - e por vezes isso acaba por ser um transtorno para o cliente (eu que o diga, pois já levei com um cartão suspenso por fazer uma compra quando estava em férias, por estar num local "não habitual" que foi considerado suspeito.)

Este novo método limita-se a dar uso às tecnologias que hoje temos disponíveis, usando o nosso smartphone para saber se a nossa localização coincide com a do local onde a operação está a ser feita. Uma compra feita em Madrid com o vosso smartphone a dizer que nesse momento estão em Coimbra será algo que merece atenção especial; mas se a localização mostrar que realmente estão lá... então há um factor de confiança adicional que faz com que a operação seja muito mais credível.

Agora só falta saber se os bancos irão tirar partido deste sistema, uma vez que a sua implementação é opcional e ficará ao critério de cada banco - e também que os clientes activem o sistema (evitando que surjam as habituais reacções de que isto poderia ser considerado uma invasão de privacidade.... o que é um bocado caricato, quando se sabe que a empresa de cartões de crédito já terá acesso a tudo o que vocês compram com o cartão, onde, e quando.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)