2015/03/11

Apple obriga a tapar câmaras de quem quiser mexer no Apple Watch


A Apple é uma marca conhecida pelo ambiente de secretismo paranóico com que desenvolve os seus produtos. A relembrar isso estão as imposições a quem desejar trabalhar com os Apple Watch, e que está a ser obrigado a tapar as câmaras dos seus iPhones e MacBooks - uma exigência estranha considerando que os Apple Watch já foram apresentados publicamente.

Todos se lembrarão ainda do ambiente de secretismo total dos tempos de Steve Jobs, que fazia com que a apresentação de um novo iPhone ou do muito aguardado iPad, fossem feitos sem que o público soubesse o que iria ver. Hoje em dia isso torna-se cada vez mais difícil, pois o mercado já se habitou a recorrer a outras fontes, como os fornecedores de componentes, para antecipar as novidades que irão ser introduzidas em modelos futuros... mas isso não impede a Apple de continuar a ser ser paranóica neste aspecto.

Aquando do iPad, os poucos modelos que existiam para alguns developers seleccionados ficavam trancados em salas seguras com acesso limitado e rigorosamente controlado; e o mesmo tem estado a acontecer com o Apple Watch. A Apple está a organizar WatchKit Labs em diversos países, onde alguns developers podem testar as suas apps em Apple Watchs funcionais, mas para o poderem fazer têm que seguir um conjunto de regras que incluem tapar as câmaras dos iPhones e MacBooks com fita-cola.

É um pedido estranho, considerando que os Apple Watch já foram revelados publicamente, e que já puderam ser experimentados por centenas ou milhares de pessoas nestes eventos. Será isto uma regra que permanece "esquecida" e que vem dos tempos que precediam estas apresentações; ou será que a Apple ainda terá qualquer "segredo" no Apple Watch que não quer que seja revelado?

1 comentário: