2015/03/27

Facebook desenvolve AI para interpretar vídeos e textos


O Facebook já pode saber praticamente tudo sobre os seus utilizadores, mas prepara-se para saber muito mais sobre os vídeos que colocamos e os textos que escrevemos. Graças aos avanços nas áreas da Inteligência Artificial, o Facebook começa a ter capacidade para reconhecer e interpretar tudo o que vir e ler.

As capacidades de pesquisa do Facebook e do seu "graph" já são surpreendentes, mas no futuro não se surpreendam se puderem ir bem mais além e fazer coisas como: "pesquisa os meus vídeos e mostra-me aqueles em que estou a andar de bicicleta" ou "a nadar"; ou até responder a questões como "a quem é que eu emprestei o livro X?"

São capacidades que se tornam possíveis graças aos novos sistemas de AI do Facebook e que são capazes de fazer coisas como reconhecimento e identificação de vídeos (sendo já capaz de detectar mais de 400 actividades e desportos); e interpretação de textos para poder responder a perguntar sobre o que foi lido.





São capacidades que podemos considerar extremamente potentes, mas também um pouco preocupantes (só de imaginar o potencial para abuso deste tipo de tecnologia: "cria uma lista de todos os utilizadores que tenham expressado opiniões discordantes com a do governo".)


Mas isto é o tipo de coisa que não se poderá evitar, nem vale a pena fazer de conta que esses abusos não existirão. Se a tecnologia existir, irá ser usada de todas as formas, tanto para usos positivos como para "negativos"; e se a tecnologia não existir, irá certamente haver quem esteja a trabalhar no sentido de a tornar realidade - e sendo assim, mais vale que isso aconteça de forma pública e acessível para todos, do que às escondidas e apenas disponíveis para alguns.



Uma coisa que todos irão agradecer, é a capacidade intelectual acrescida que os "assistentes digitais" poderão ganhar graças a estes sistemas. E esperemos que por essa altura já possamos falar com eles em Português. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)