2015/03/28
Faz o teu próprio teclado programável por menos de 8 euros
Se costumam usar programas complicados que obrigam a memorizar muitas combinações de teclas, ou jogos onde desejassem ter maior facilidade de controlo, poderão gostar de saber que isso é algo que podem fazer com bastante simplicidade e a preço bastante acessível.
O truque consiste em usar um simples teclado ou number-pad tradicional em vez de um programável, e deixar que seja o computador a fazer essa gestão.
A primeira parte consiste em arranjar um teclado adequado, onde por adequado se quer dizer: "barato". Um salto ao DX.com revelou teclados deste tipo por cerca de 7 euros. Mas nada vos impede de usar um qualquer teclado USB, até mesmo um teclado completo (e confesso que a ideia de ter múltiplos teclados com possibilidades independentes me dá algumas ideias... :)
A segunda parte, consiste em personalizar as teclas com os icons/bonecos que desejarem. Poderão imprimir o resultado em papel autocolante e depois aplicar película protectora, ou comprarem teclas de outras cores para que o resultado fique ao vosso gosto.
Por fim, a parte essencial, passa pela utilização do versátil HID macros. Este programa gratuito - e que agora é open-source, para que não haja receios quanto à sua possibilidade de estar a fazer algo "indevido" - permite criar todos os tipos de macros e atribuí-los a cada tecla; com a particularidade de saber distinguir e diferenciar a mesma tecla em teclados diferentes. Isto permite atribuir funções, por exemplo, à tecla número 5 do vosso segundo teclado, sem que interfira com o funcionamento da tecla 5 do vosso teclado principal.
Como estão a ver... é bem simples, e prático. E claro que podem usar o HID macros para criarem macros para o vosso próprio teclado principal sem terem outro adicional.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Estava a procura de um teclado programável e encontrei a sua pagina.
ResponderEliminarMUITO AGRADECIDO pela informação que disponibilizou. Vai ajudar-me imenso pois estou pensando configurar uma parte de um teclado tradicional (até me surgiu a ideia de retirar a parte numérica do resto do teclado) para utilizar com os programas KRITA e REBELLE.
Obrigado!
muito boa ideia esta aqui, sim senhores!