2015/03/20

Teslas recebem actualização que "elimina" risco de ficar sem bateria


As actualizações são algo com o qual já convivemos diariamente nos nossos computadores e smartphones, mas que também já chegam aos automóveis como os Tesla - por vezes com novidades bastante interessantes.

A maioria das vezes associamos as actualizações a algo que poderá corrigir bugs nalguma app, e eventualmente adicionar algo de novo (e esperar que não seja acompanhado por novos bugs); mas no caso dos Tesla, estas actualizações fazem-se sentir de forma bem notória no desempenho e comportamento de algo tão real quanto um automóvel. Várias têm sido as actualizações que melhoram a eficiência e prolongam a autonomia; e a mais recente visa acabar com a "ansiedade de ficar sem bateria" que atormenta os possuidores de carros eléctricos.

A mais recente actualização para os Tesla vem com uma funcionalidade chamada "Range Assurance", que monitoriza continuamente o veículo e a localização dos postos de carregamento mais próximos, alertando o condutor sempre que este esteja em risco de poder ficar "descarregado". Segundo Elon Musk, com esta actualização, ficar sem bateria num Tesla será algo que apenas será possível se for feito de forma deliberada, pois o carro terá alertado de forma bem clara o condutor.

Condutor esse que também começará a ser desnecessário. Elon Musk diz que o actual Model S já é praticamente capaz de fazer uma viagem entre duas cidades sem intervenção humana, e que essas capacidades irão começar a surgir em actualizações futuras - embora de forma gradual (como a capacidade para sair autonomamente da garagem, ou um modo de auto-piloto para as auto-estradas) de modo a cumprir a legislação existente.

Por fim, também está prometido para breve uma reformulação do interface gráfico apresentado nos Tesla no seu proeminente touchscreen de generosas dimensões. E só nos resta esperar que possa contar com alguns elementos deste concept video criado pela empresa de design Bureau Oberhaeuser - que nos mostra um interface bem mais moderno e versátil que o que equipa os Tesla.


1 comentário: