2015/03/04

Twitter começa a pedir telefone a quem se regista via Tor


Há uma fina linha que separa o direito ao anonimato e privacidade e a necessidade de se evitarem potenciais abusos de utilizadores desconhecidos. E no caso do Twitter, a opção parece ser acabar com  os utilizadores que queiram esconder a sua origem, obrigando a que forneçam um número de telefone para comprovarem a sua identidade.

Quem tentar fazer um registo de novo utilizador no Twitter usando Tor, verá um pedido de confirmação que pede a introdução de um número de telefone para verificação do utilizador - algo que não acontece se usarem uma ligação normal.


Como sempre, é uma medida que poderá parecer eficaz à primeira vista... mas só até nos lembrarmos  que existirão vários outras formas de se esconder um IP sem usar a rede Tor (usando uma simples VPN por exemplo); pelo que ficará por comprovar a sua eficácia.

No entanto, fica aberto o "precedente" de que se poderá tornar cada vez mais difícil efectuar registos em redes sociais sem que se forneçam dados que permitam a nossa identificação. O tipo de coisa que tanto se critica que certos governos exigem (como na China); mas que também não é propriamente novidade... lembram-se de quando o Google+ exigia que se utilizasse o nome real?


De qualquer forma, de que modo é que a exigência de cederem o vosso número de telefone afectaria (ou não) a vossa adesão a uma rede social ou outro serviço. Seria algo que estariam dispostos a dar sem problemas; ou seria algo que vos faria repensar na questão e potencialmente optar por não se registarem?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)