2015/03/21

Viagem ao centro da Terra


Já temos embarcado em viagens imaginárias até outros planetas do sistema solar, e até outras estrelas, mas hoje a viagem que vos proponho nem sequer sai do nosso planeta - na verdade... leva-nos na direcção oposta: uma viagem ao centro do planeta.

A BCC criou uma divertida visualização interactiva que nos leva numa viagem até ao centro da Terra; e onde vamos passando por vários marcos curiosos, como as profundidades máximas atingidas por animais, plantas e pessoas, assim como outras coisas mais originais, como concertos de rock, emissões de rádio... ou quartos de hotel.

Uma coisa é certa e fica imediatamente visível. Por muito profundas que pareçam estes centenas ou milhares de metros, continuamos simplesmente a "arranhar" a superfície do nosso planeta, que após alguns quilómetros começa a complicar bastante a vida a quem se queira aventurar mais para o seu interior.

O buraco mais profundo feito pelo Homem atinge apenas os 12.3Km... o que é uma autêntica ninharia comparando com os cerca de 6300 quilómetros que nos separam do centro da Terra (não que esse destino fosse agradável de se visitar pessoalmente, tendo em conta as enormes pressões e temperaturas que lá se verificam). Mas... talvez um dia se tenha tecnologia suficiente para enviar uma sonda até lá, nem que seja apenas para se demonstrar "que se pode"! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)