2015/03/19

Windows 10 também será gratuito para quem tiver Windows piratas [actualizado]


O novo Windows 10 vai chegar este Verão, e a Microsoft já veio confirmar que o processo de actualização gratuita para quem tiver um Windows 7 ou Windows 8 funcionará até para quem estiver a usar Windows "não genuínos"... ou seja, cópias pirateadas do Windows.

Esta confirmação da actualização gratuita para Windows pirateados foi dada pela própria Microsoft como sendo um importante passo no sentido de resolver a situação na China, onde existirão milhões de computadores com cópias ilegais do Windows - mas existirão muitos outros países onde a instalação de um Windows pirateado continua a ser prática comum num computador novo. Por vezes, até se dá o caso de, por preguiça, se usar uma cópia pirateada para instalar por cima de um computador com um Windows legal, como forma de o limpar do habitual "crapware" com que muitas vezes vêm instalados.

A mim parece-me uma forma excelente de recomeçar do zero, e ainda melhor do que a opção iniciada com o Windows 8, de disponibilizar a actualização a preços bem mais acessíveis do que os que eram praticados anteriormente. Finalmente a MS começa a perceber que é mais importante ter os utilizadores a usar o seu sistema, e depois tentar ganhar dinheiro com ele à custa de outros serviços... do que tentar fazer com que paguem centenas de euros pelo sistema operativo.

Uma coisa é certa... não posso deixar de achar caricato que, ao olhar para a imagem que ilustra este artigo, aquele código de validação faça reacender velhas memórias empoeiradas que há muito estariam arquivadas e esquecidas. Quantos milhões de Windows não estarão espalhados pelo mundo, e que usaram aquele mesmo código?


Actualização: afinal, parece que a Microsoft não será assim tão simpática, e veio tentar clarificar a situação... sem no entanto clarificar nada. O que se pode perceber é que quem tiver um Windows não genuíno poderá fazer a actualização para o Windows 10, mas este não passará a genuíno de forma automática. Quando muito, isso poderá ser feito mediante um pagamento na Windows Store (tal como agora os Windows não genuínos incentivam os utilizadores a regularizarem a situação.) Resta também saber como é que a coisa se passará para os Windows verdadeiramente pirateados, e que são considerados "genuínos" pela Microsoft e sem quaisquer restrições - embora já se saiba que, em caso de tudo isto começar a ficar muito complicado, não demorará a aparecer um Windows 10 pirateado que simplifique tudo novamente. E a ser assim, será um grande oportunidade perdida da Microsoft em cativar alguns milhões de clientes (não seria mais produtivo oferecerem o Windows, do que terem estourado "biliões" nos Surface RT que ficaram nas prateleiras?)

5 comentários:

  1. Eh pah... eu conheço aquele código... :)

    ResponderEliminar
  2. Não haja dúvidas que a Microsoft quer impedir a todo custo que as pessoas migrem para Linux. Em particular na China, uma vez que o governo já baniu a utilização do Windows 8 no estado, e considera o Ubuntu Kylin o Sistema Operativo oficial chinês.

    Eu pessoalmente vou aproveitar para migrar algumas licenças de portáteis estragados.

    ResponderEliminar
  3. Hum?

    http://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/copias-piratas-nao-terao-actualizacao-do-windows-10-gratuita/

    ResponderEliminar
  4. Só vendo... ou melhor testando ;)

    ResponderEliminar
  5. E quando atualizarmos para o Wndows 10 vamos perder tudo o que estiver instalado no sistema ?

    ResponderEliminar