2015/03/09

Windows 93 - uma paródia ao Windows 95 que corre no teu browser


Até custa a acreditar que o Windows 95 já está a fazer 20 anos (ainda me recordo perfeitamente do momento que, com amigos, fiz a primeira instalação do mesmo, e estava tudo ansioso para ver este novo sistema operativo). Mas em jeito de celebração da nostalgia, podem agora dar um salto a este Windows 93, para relembrar um pouco desses tempos.

Este Windows 93 é um projecto criado por alguns programadores franceses, e que nos apresenta um sistema operativo que corre na janela de um browser, e que vai buscar inspiração ao icónico Windows 95... mas sem que nos obrigue a instalar dezenas de disquetes. Aliás, mesmo tendo uma forte componente cómica, é com especial agrado que vejo que tudo funciona bastante bem (pelo menos no Chrome) e onde nem sequer faltam efeitos especiais de animações nas janelas.

Não faltam igualmente programas clássicos disponíveis, como o Castle GAFA 3D (recriação do Wolfenstein 3D), o Piskler (um MS Paint melhorado), o Solitude (Solitaire), e um Internet Explorer que nesta versão se chama "Car Explorer". Temos até um Virtual PC que nos deixa correr outro Windows 93 dentro de uma janela... onde poderão abrir outro PC Virtual, e outro, e outro, até se fartarem disso.

Não deixem de revisitar o Star Wars em versão ASCII, e explorar os outros "programas" disponíveis - e acima de tudo, verem como é possível ter-se um "sistema operativo" a correr no browser, que muito bem poderia ser feito de forma séria e não a brincar, como aqui sucede. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)