2015/04/29

Android passa a suportar múltiplos Android Wear - sinal que novos Google Glass "Wear" estão a chegar?


O Google actualizou o Google Play Service, e com isso chega a resolução de algo que já tínhamos criticado: a capacidade para um dispositivo Android suportar múltiplos dispositivos Android Wear - e que faz prever que um novo Google Glass em versão Android Wear esteja para breve.

Para levar as suas actualizações a mais dispositivos, o Google deslocou muitas funcionalidades "do sistema" para os seus Google Play Services, que nesta última versão ganham bastantes novidades.

A mais visível é certamente a capacidade de se poderem ligar múltiplos dispositivos Android Wear a um único smartphone Android. Uma reclamação que tínhamos feito desde logo, e que embora não fosse problemática para 99% das pessoas (poucas pessoas têm um smartwatch, quando mais dois) se tornava limitativa para as potencialidades futuras. Assim, fica aberto caminho para que surjam novas classes de dispositivos Android Wear, quer sejam sensores adicionais, ou balanças, ou... uns óculos digitais - e que poderão falar entre si e entre o smartphone.

Depois há também mudanças no Google Fit, que ganha mais campos nutricionais e agregação de dados, de modo a que sejam de mais fácil apresentação (num smartwatch com Android Wear, por exemplo); e melhorias internas nos serviços de localização que permitirão maior eficiência e poupança de energia (em vez de termos múltiplas apps a solicitar localização de forma independente, será possível juntar todos esses pedidos, de modo a dar uma única resposta a todas elas.


Sinceramente, não estava à espera que o Google tratasse da questão dos múltiplos dispositivos Android Wear com tanta rapidez, o que me faz suspeitar que no próximo Google I/O se vejam novidades nessa campo - muito provavelmente um regresso dos Google Glass, agora como acessório Android Wear (que é o que faz sentido, e se integraria na perfeição neste novo ecossistema Android.)


1 comentário:

  1. O que eu estou a espera do Wear é o mesmo SmartWatch suportar vários SmartPhones!
    Durante o dia carrego sempre 2 e é um pouco frustrante quando para usar o relógio no outro ter que redefinir tudo outra vez...

    ResponderEliminar