2015/04/15

Chrome 42 chega com notificações push de sites que não estejam abertos


Temos assistido a uma forte influência dos tecnologias mobile a serem implementadas nos desktops, e desta vez temos o mais recente Chrome 42 que ganha suporte para notificações push que podem ser enviadas por sites mesmo não estando abertos no browser.

Para além da habitual dose de correcções de bugs e vulnerabilidades, e de  melhorias na estabilidade e desempenho (num teste rápido, parece-me realmente mais fluido ao arrancar com as muitas dezenas de tabs que tenho abertas) a novidade mais visível deste Chrome 42 será a o suporte para as notificações push na web por via das duas novas Push API e Notifications API.

Com estas APIs, torna-se possível a um site enviar notificações para os computadores dos utilizadores, tal como actualmente os serviços fazem para as plataformas mobile. E embora isto possa fazer antever um cenário apocalíptico de notificações a surgirem "aos montes" no desktop; o Google relembra que isto só será possível para os sites que os utilizadores derem expressamente permissão para tal.  Para além disso, por agora o Google exige que seja sempre mostrada uma notificação visível e com botão de acesso às definições para que sejam desactivadas.

Mesmo assim, não deixa de ser todo um novo sistema que poderá eventualmente ser subvertido e usado para fins "abusivos" pelo que... vamos ver de que forma é que as coisas evoluem, e que tipo utilização útil poderá surgir com estas novas capacidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)